Ciências no Congresso de Comunicação de Ciência

Museu da Ciência e Universidade de Coimbra

A 5.ª edição do Congresso de Comunicação de Ciência SciCom.Pt realiza-se nos dias 12 e 13 de outubro, em Coimbra. O Museu da Ciência e a Universidade de Coimbra serão os palcos do conjunto de apresentações orais, apresentações de pósteres, sessões inversas, entre outras atividades que compõem o programa. O tema da edição deste ano é “Os objetos da Ciência” mas o Congresso inclui apresentações de todas as áreas da comunicação de ciência.

A Faculdade de Ciências, e suas instituições parceiras, estarão representadas com mais de uma dezena de apresentações e com um elemento na Comissão Científica do Congresso:

• Enfrentar a Polarização: reuniões participativas com produtores pecuários sobre a presença do lobo (Luís Rainha; Grupo Lobo)
  • Qual o papel dos Gabinetes de Comunicação das instituições científicas: dos media ao outreach, dos cientistas à sociedade - Sessão completa com Marta Santos (cE3c)
  • Perceção da comunidade científica portuguesa sobre a Ciência Cidadã. Um estudo preliminar (Cristina Luís; MUHNAC-Ulisboa; CIUHCT-FCUL; CIES-ISCTE-IUL)
  • Associação Cultural Canto do Curió; Procura-se objetos de ciência: do jogo das perguntas à investigação preliminar (João Duarte; CFCUL – Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Ignite IAstro: O Universo a percorrer Portugal (Sérgio Pereira; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
  • A comunicação de ciência à luz de uma conceção cultural de comunicação (Diogo Silva da Cunha; Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Carels Ingersoll-Rand Tipo: 3 E Motor de 3 Cilindros (Álvaro Manuel Madureira Pinto; Associação Centro Ciência Viva do Lousal)
  • Promoção da educação de ciência no MUHNAC (Raquel Barata; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL))
  • Casa de Saúde - Diagnóstico Científico (Margarida Duarte de Oliveira; Associação Centro Ciência Viva do Lousal)
  • Reis da Europa Selvagem: os últimos grandes predadores europeus em exposição (Isabel Ambrósio; Grupo Lobo)
  • Qual a visão dos comunicadores de ciência sobre a história da disseminação das ciências marinhas em Portugal? (Bruno Pinto; MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (FCUL))
  • Peça a peça construímos um programa que interessa: o papel de um núcleo de estudantes (Rúben Oliveira; Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico é mais do que observar lobos (Isabel Ambrósio; Grupo Lobo)

Por Colin Adrain, PhD (Instituto Gulbenkian de Ciência).

Por Margarida Gama Carvalho (FCUL).

Por Mark Forbes (Dept. Biology, Carleton University, Canada).

Por Ismael Tereno (IA/FCUL).

BIODECON é um projeto de investigação da FCUL que pretende, entre outros objetivos, saber o que o público em geral pensa a respeito da natureza, conservação e ambiente.

Por Léonard Monsaigeon (Grupo de Física Matemática - Universidade de Lisboa).

Estudantes de Ciências elaboram respostas para os desafios de saúde europeus - ler notícia.

Este workshop é uma oportunidade para que possas explorar os teus interesses vocacionais.

Hernâni Filipe Pereira de Abreu defende a dissertação "Eficiência e Efeitos Térmicos de um Laser de Microchip".

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

Por Laurentiu Leustean (University of Bucharest and Simion Stoilow Institute of Mathematics of the Romanian Academy).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

A iniciativa, que conta com a participação de José Francisco Rodrigues (Departamento de Matemática da FCUL), está integrada no FOLIO - Festival Internacional de

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Por Jan Beirlant (Catholic University of Leuven - Belgium).

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 24 de outubro de 2017.

O Tec Labs é o epicentro do empreendedorismo em Ciências e faz parte da Startup Europe University Network, que, todos os anos, promove uma semana de eventos pela europa fora!

A sessão, moderada por Luísa Schmidt (ICS), conta com a participação de Cláudia Monge (FD), Susana Fonseca (ICS/Associação Zero), Francisco Jaime Quesado (ESPAP) e Beatriz Oliveira (Ordem dos N