Ciências no Congresso de Comunicação de Ciência

Museu da Ciência e Universidade de Coimbra

A 5.ª edição do Congresso de Comunicação de Ciência SciCom.Pt realiza-se nos dias 12 e 13 de outubro, em Coimbra. O Museu da Ciência e a Universidade de Coimbra serão os palcos do conjunto de apresentações orais, apresentações de pósteres, sessões inversas, entre outras atividades que compõem o programa. O tema da edição deste ano é “Os objetos da Ciência” mas o Congresso inclui apresentações de todas as áreas da comunicação de ciência.

A Faculdade de Ciências, e suas instituições parceiras, estarão representadas com mais de uma dezena de apresentações e com um elemento na Comissão Científica do Congresso:

• Enfrentar a Polarização: reuniões participativas com produtores pecuários sobre a presença do lobo (Luís Rainha; Grupo Lobo)
  • Qual o papel dos Gabinetes de Comunicação das instituições científicas: dos media ao outreach, dos cientistas à sociedade - Sessão completa com Marta Santos (cE3c)
  • Perceção da comunidade científica portuguesa sobre a Ciência Cidadã. Um estudo preliminar (Cristina Luís; MUHNAC-Ulisboa; CIUHCT-FCUL; CIES-ISCTE-IUL)
  • Associação Cultural Canto do Curió; Procura-se objetos de ciência: do jogo das perguntas à investigação preliminar (João Duarte; CFCUL – Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Ignite IAstro: O Universo a percorrer Portugal (Sérgio Pereira; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
  • A comunicação de ciência à luz de uma conceção cultural de comunicação (Diogo Silva da Cunha; Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Carels Ingersoll-Rand Tipo: 3 E Motor de 3 Cilindros (Álvaro Manuel Madureira Pinto; Associação Centro Ciência Viva do Lousal)
  • Promoção da educação de ciência no MUHNAC (Raquel Barata; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL))
  • Casa de Saúde - Diagnóstico Científico (Margarida Duarte de Oliveira; Associação Centro Ciência Viva do Lousal)
  • Reis da Europa Selvagem: os últimos grandes predadores europeus em exposição (Isabel Ambrósio; Grupo Lobo)
  • Qual a visão dos comunicadores de ciência sobre a história da disseminação das ciências marinhas em Portugal? (Bruno Pinto; MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (FCUL))
  • Peça a peça construímos um programa que interessa: o papel de um núcleo de estudantes (Rúben Oliveira; Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico é mais do que observar lobos (Isabel Ambrósio; Grupo Lobo)

O concerto conta com a presença da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, do Coro da Universidade de Lisboa, do Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Coro Essence Voices.

Por Imme Van Den Berg (Universidade de Évora).

Por César Rodrigo (Academia Militar, CMAF-CIO, CINAMIL).

Esta sessão conta com a participação de Cristina Branquinho (Ce3c, FCUL),  Luísa Nogueira (CCDR-LVT), Jorge Maia Alves (FCUL), André Borges (aluno FCUL) e moderados por Ricardo Trigo (IDL, FCUL).

Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Criado no seguimento do ciclo de oficinas Leguminosas no Ponto!, este livro  representa o culminar de um ano de consciencialização coordenado pelo MUHNAC-ULisboa para os benefícios e potencialidades das leguminosas secas em Portugal e no mundo.

Marta Carrilho defende a dissertação "Development of an Exoskeleton Model in a Neurorehabilitation Perspective".

Por Bruno Sousa (University of Cincinnati).

Catarina Pereira Rodrigues da Venda defende a dissertação “Análise da presença de variáveis mediadoras”.

Por Jean-Éric Pin (Institut de Recherche en Informatique Fondamentale, CNRS et University Paris-Diderot).

André Lourenço Gonçalves defende a dissertação "Inclusion of biology in treatment planning for proton therapy".

Tomás Ferreira defende a dissertação "Computer aided method for 3D assessment of the lower limb alignment for orthopedic surgery planning".

The aim of this mini-symposium is to promote interactions among students, teachers and researchers.

O horário de atendimento ao público de algumas unidades será alterado durante o período do Natal e Ano Novo:

Ivana Bosnic Coelho defende a tese "Nearshore sedimentary dynamics in a wave-dominated coast".

Patrícia de Jesus Gonçalves defende a tese "Structure and biology of the southern component of blue whiting (Micromesistius poutassou) population in Northeast Atlantic".

De 1 a 31 de dezembro, candidate-se a um período de estudos ou estágio.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 05 de janeiro de 2018.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento prolongadas até 08 de janeiro de 2018.

A Universidade de Lisboa promove mais um concurso para a atribuição de Bolsas de Doutoramento.

Formalize a sua candidatura de 12 de dezembro de 2017 a 09 de janeiro de 2018.

Por Liliana Apolinário (LIP, IST).

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

During recent decades we have witnessed a great development of bioinformatics that has led to the accumulation of a huge amount of biological information.

Beatriz Ferraz Marreiros defende o trabalho de projeto "Uma visão sobre uma forma de retenção de clientes nos seguros automóveis".

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.