Workshop on Ideas on Language Throughout the Ages

FCUL, Lisboa

We welcome scholars to participate in a one-day workshop on how language has been defined and approached differentially throughout history within philosophical, linguistic, psychological, and socio-anthropological schools of thought. Possible topics can include but are not limited to:

• Origins and rationale of logic and semantics as areas of research;
  • Origins, histories, and methodologies of philology, diachronic and synchronic linguistics, Chomsky’s linguistics, biolinguistics and cognitive linguistics;
  • Origins, histories, and methodologies of anthropological linguistics and sociolinguistics;
  • The role of language in different cosmologies, religions and ideologies;
  • Language as order, knowledge and reason (logos theories, universalia debates, rationalism);
  • The social and political role of language as debated by social contract theoreticians and moral philosophers;
  • The search for an “Adamic” language or the reconstruction of a “mother language,” “primordial”- or “proto”-language;
  • Ideas on the “purification” of existing languages for purposes of knowledge acquisition or communication;
  • Language versus communication;
  • The reference problem & the indeterminacy of translation;
  • Language as the limit of one’s world;
  • Language games, language as power, language as identity and nationality;
  • Signs and codes as defined in (bio)semiotics and their relation to concepts of information, communication and language;
  • Evolutionary epistemology and language;
  • Language and consciousness, language and cognition;
  • Embodiment and language;
  • Body language;
  • Language as culture;
  • Language and art.

Abstract submission by April 15th, 2019.

The workshop will be organized as a satellite event following the Protolang 6 conference.

CFCUL

O evento, de participação gratuita (mediante inscrição prévia), assinala o encerramento e a sinergia de dois projetos cofinanciados pelo EEA Grants, com atuação comum na problemática da erosão dos solos e no combate à desertificação no Baixo Alentejo.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Ferreira (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

WiP Talks, por Blanca Luque (CFCUL/Ciências; Univ. Sevilha).

Data/local da Futurália e respetivo logótipo

Ciências vai estar presente, uma vez mais, no stand da Universidade de Lisboa.

Esta ciência fascinante dedica-se ao estudo, proteção e preservação das grutas, verdadeiros testemunhos inalterados da Natureza. A Espeleologia estabelece laços estreitos com diversas áreas do conhecimento, como a Geologia, Biologia, Arqueologia, Geografia, Geofísica, entre outras.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Carlota Andrés (LIP).

Earth Systems Seminar, por Hugo Matias (CoLAB NET4CO2).

Título da exposição, logótipos das entidades envolvidas e fotografia de ave marinha, em pleno voo

A inauguração da exposição terá lugar no dia 20 de março, pelas 16h30.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pietro Vischia (Ramón y Cajal Senior Researcher, Universidad de Oviedo).

Hi-Phi Seminar, por Cristina Villegas (CFCUL) e Hugo Soares (CIUHCT).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por M. Luísa Sousa (CIUHCT, DCSA FCT NOVA).

Título do evento

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência associa-se às comemorações do Dia Internacional das Florestas e do Dia Mundial da Poesia, com um programa de atividades gratuitas no dia 21 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

BioISI Research Seminar, por Jorge Marques da Silva (BioISI - Ciências ULisboa).

Mathematical Logic Seminar, por Albert Visser (Utrecht University).

Título/data/local do evento e logótipo da aliança Unite!

The Unite!WIDENING project, initiated in January 2024, was conceived to be a complementary project within the scope of the European University Alliance Unite!.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do programa e pormenor de comboio

Pronto para embarcar numa mobilidade sustentável e numa aventura multicultural?

Título do evento e representação de rosto humano

An interdisciplinary workshop that brings together world-leading scholars, junior researchers, artists, clinicians and more importantly people with lived experiences of Depersonalisation to address key questions around this widely spread yet under-acknowledged condition.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

Título/data/local do evento "EU Missions Ignite: Preparing for the Road Ahead" e logótipos da Comissão Europeia/ANI

O evento visa mobilizar atores nacionais nas missões europeias do Horizonte Europa que contribuem para o Pacto Ecológico Europeu.

Visita guiada pela autora da exposição, Inez Wijnhorst, e o seu curador, Pedro Freitas (CIUHCT), apresentando duas visões - a artística e a matemática - que se complementam.

Título do programa, sobre um fundo azul escuro

Candidaturas até 31 de março.