Aula de Economia e Gestão

A crise financeira e a austeridade - fundamentos teóricos e efeitos práticos

Anfiteatro 3.2.14, FCUL, Lisboa

Aula proferida por Francisco Louçã.

No contexto do funcionamento da unidade curricular Economia e Gestão, algumas aulas teóricas são proferidas por convidados que vêm trazer novos pontos de vista sobre temas do conteúdo programático. Pretende-se assim que um graduado de Ciências seja capaz de analisar, debater e formar uma opinião sobre temas da Economia e Gestão, e sobre o papel do ensino e investigação da Ciência nestas áreas.

Francisco Louçã é doutorado em Economia e é Professor Catedrático no ISEG. Para além da atividade académica, Francisco Louçã tem uma mediática carreira política que o levou, entre outras designações, a ser deputado desde a oitava à décima primeira legislaturas, o que ocupou um período de 1999 a 2012. Deixou de exercer a função de deputado a 25 de outubro de 2012. Atualmente, desde dezembro de 2015, é membro do Conselho de Estado (eleito pela Assembleia da República).

Já foi autor de diversas publicações, destacando-se naturalmente os livros de Economia que escreveu individualmente ou em coautoria com outros especialistas na matéria. Entre diversas presenças nos meios de comunicação nacionais, destaca-se a participação no blog “Tudo menos Economia” no Público, em conjunto com Bagão Félix e Ricardo Cabral, e também a presença habitual às 6as, na SIC Notícias, com o espaço “Tabu”.

O tema da aula será "A crise financeira e a austeridade - fundamentos teóricos e efeitos práticos”. Neste tipo de aula, entende-se que os alunos devem ter um papel particularmente mais ativo e participativo. Os alunos de Ciências já demonstraram que podem e querem ter uma opinião sobre os mais variados temas, e esta é uma oportunidade de mostrarem essa particularidade.

Por questões de lotação da sala, os interessados deverão confirmar antecipadamente o seu interesse em estar presentes para o e-mail joao.telhada@ciencias.ulisboa.pt ou para o e-mail rjfonseca@ciencias.ulisboa.pt.

13h00-14h00
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.