Olhar Ciências

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa

Exposição patente ao público de outubro a dezembro de 2017 (dias úteis, 08h00 às 20h00)

A exposição “Olhar Ciências” retrata aspetos do quotidiano da Faculdade de Ciências. Através de suportes variados, da fotografia às aguarelas e aos desenhos de membros do grupo Urban Sketchers, regista de forma impressionista o dia a dia de todos os que a “habitam” - estudantes, docentes, investigadores e funcionários. Capta, recriando-os, ambientes de sala de aula e de laboratório, incluindo instrumentos e espécimes, mas também espaços interiores e exteriores, de circulação e de lazer.

Guy Moll (aguarelista, urban sketcher). Aguarelista, pintor. Residente no Algarve há 18 anos. Participou como membro dos Urban Sketchers em várias exposições em Portugal e em livros da especialidade, sendo um deles, o City Sketch, editado na China, o Urban Sketchers e Perspetiva, nos Estados Unidos, Bobodam, na Coreia do Sul, e o último Portugal por Urban Sketchers, editado em Portugal. As seis obras expostas são o fruto de um trabalho feito na Faculdade de Ciências (esboços, sketches e fotos).

Pedro Cabral, Lisete Fernandes, Cecília Mendes, Eduardo Salavisa, Catarina Tavares (Urban Sketchers Portugal). Os Urban Sketchers Portugal apresentam-se como um coletivo de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam, encontrando-se para desenhar em grupo e, assim, apoiando-se uns aos outros. Subscrevem um manifesto que entre outras coisas, declara que desenham in situ, no interior e no exterior, registando direta e fielmente o que observam, usando qualquer tipo de técnica, valorizando o estilo de cada um e, finalmente, partilhando os seus desenhos online.

GBNT e Pedro Ré (fotografias).

17h00 (inauguração)

Queres inovar o teu currículo e não sabes como?? Queres apostar na tua formação? Então esta é a oportunidade ideal para ti!!

Por Emma Berdan (Department of Marine Sciences, University of Gothenburg, Sweden).

Por Pedro Miranda (FCUL).

A iniciativa pretende perpetuar a fluidez do conhecimento na comunidade da Faculdade de Ciências, bem como reter o interesse dos alunos nos eventos de divulgação científica.

Por Jafar Adibi (Talkdesk - Head of Data Science and AI).

Candidaturas abertas até 28 de fevereiro de 2018.

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

Por Clara Cordeiro (CEAUL & Departamento Matemática, FCT - Universidade do Algarve).

Por Muhammad Ali Khan (FCUP).

Por Pedro Moura (CMAF-CIO, Ciências – ULisboa).

O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.

Por Alice Soares (Scientific Officer, Data Processing and Forecasting Systems, Weather and Disaster Risk Reduction Services Department, World Meteorological Organization).

A Jerónimo Martins estará presente na FCUL com o evento “Kick Start Your Morning, Kick Start Your Future”.

Apply now for activities assisting start-ups and SMEs.

Candidaturas a decorrer até 02 de março de 2018, mediante preenchimento de formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward.

A Universidade de Lisboa atribuirá o título de Doutor Honoris Causa à Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent, por proposta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Por Daniel Barlet (Inst. Élie Cartan, Lorraine).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul, direcionado a:

A specialized course on the Physics at the Large Hadron Collider is organized by LIP in the framework of the International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

Sessão dirigida aos alunos finalistas de qualquer ciclo de estudos da FCUL.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Por Paulo Amorim (Instituto de Matemática - Universidade Federal do Rio de Janeiro).

As provas, requeridas por Filipe Medeiros Rosas, decorrem nos dias 08 e 09 de março de 2018.

A Comissão Europeia lançou recentemente uma série de consultas públicas, agregadas por áreas políticas, para a preparação do próximo orçamento europeu a longo prazo, pós-2020 (MFF).