Olhar Ciências

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa

Exposição patente ao público de outubro a dezembro de 2017 (dias úteis, 08h00 às 20h00)

A exposição “Olhar Ciências” retrata aspetos do quotidiano da Faculdade de Ciências. Através de suportes variados, da fotografia às aguarelas e aos desenhos de membros do grupo Urban Sketchers, regista de forma impressionista o dia a dia de todos os que a “habitam” - estudantes, docentes, investigadores e funcionários. Capta, recriando-os, ambientes de sala de aula e de laboratório, incluindo instrumentos e espécimes, mas também espaços interiores e exteriores, de circulação e de lazer.

Guy Moll (aguarelista, urban sketcher). Aguarelista, pintor. Residente no Algarve há 18 anos. Participou como membro dos Urban Sketchers em várias exposições em Portugal e em livros da especialidade, sendo um deles, o City Sketch, editado na China, o Urban Sketchers e Perspetiva, nos Estados Unidos, Bobodam, na Coreia do Sul, e o último Portugal por Urban Sketchers, editado em Portugal. As seis obras expostas são o fruto de um trabalho feito na Faculdade de Ciências (esboços, sketches e fotos).

Pedro Cabral, Lisete Fernandes, Cecília Mendes, Eduardo Salavisa, Catarina Tavares (Urban Sketchers Portugal). Os Urban Sketchers Portugal apresentam-se como um coletivo de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam, encontrando-se para desenhar em grupo e, assim, apoiando-se uns aos outros. Subscrevem um manifesto que entre outras coisas, declara que desenham in situ, no interior e no exterior, registando direta e fielmente o que observam, usando qualquer tipo de técnica, valorizando o estilo de cada um e, finalmente, partilhando os seus desenhos online.

GBNT e Pedro Ré (fotografias).

17h00 (inauguração)
Cursos Avançados cE3c 2017/2018

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Oficina Ciência e Império na Era da Descolonização

O Ciência e Império de 2017-2018 irá concluir com um dia inteiro de conferências e debates, no ICS. Para participar, inscreva-se através do e-mail cienciaimperio@gmail.com.

Por Angus Macintyre (Queen Mary, University of London) (Emeritus).

Por Aymeric Baradat (École Polytechnique, Paris).

Diogo Loureiro Caetano defende a dissertação "Linear stability for differential equations with infinite delay via semigroup theory".

Por Vinicius Bastazini (Post doctoral research fellow at CNRS Theoretical and Experimental Ecology Station, Moulis, France).

Encontro dirigido a profissionais e utilizadores de Estatística, académicos, investigadores e estudantes.

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

Por Marco Masoero (Université Paris-Dauphine).

Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

A iniciativa procura debater os principais temas e desafios da agenda científica, estimulando a participação e a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

Escola de Verão de Energia

Imagina que era possível experimentar um curso universitário antes de concorreres ao ensino superior.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

The goal of this short course is to introduce the students to the main climate change research concepts and prepare them to use available information on scenarios, impacts and adaptation.

Specific goals include:

Verão na ULisboa 2018

A edição de 2018 da iniciativa Verão na ULisboa decorre nas semanas de 02 a 06 de julho (alunos do 10.º,11.º e 12.º ano) e de 9 a 13 de julho (alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano).

Rui Pedro Gonçalves de Deus defende a tese "Estimating the Efficacy of Mass Rescue Operations in Ocean Areas with Vehicle Routing Models and Heuristics".

IMMR'18 - International Meeting on Marine Research 2018

The IMMR’18 is an international congress planned to communicate novel scientific knowledge on marine resources and research towards the sustainability of our planet.

Com a realização deste evento, pretende-se criar um ponto de encontro onde os primatólogos portugueses e/ou lusófonos possam trocar conhecimentos e contactos, e também criar um veículo de comunicação em português entre cientistas e cidadãos.

Frontiers in E3: cE3c Annual Meeting

In this annual event, cE3c researchers gather together to present and discuss their latest projects, scientific results and outreach initiatives, and explore novel ideas.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

The Lichens course is a 4 days lectures and lab classes + one day field excursion.

Hands-on Workshop on High-Throughput Microscopy

Participants will learn the basic principles of High-Throughput Microscopy (HTM) applied to RNAi and drug screening.

This joint conference will be organized by SPQ (Sociedade Portuguesa de Química) in collaboration with SEQA (Sociedad Española de Química Analítica), SEDOPTICA (Comité de Espectroscopia de la Sociedad Española de Óptica) and SEA (Sociedad de Espectroscopia Aplicada).

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa

Estão abertas até 10 de julho as candidaturas aos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos e Universidade de Lisboa / Santander Universidades.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

During recent decades we have witnessed a great development of bioinformatics that has led to the accumulation of a huge amount of biological information.

Por Giorgio Saracco (Università degli Studi di Pavia).