Aula aberta de Economia e Gestão

A revolução russa em busca de uma política económica. 1917-1932

Sala 3.2.14, FCUL, Lisboa

Nos seus primeiros quinze anos, a política económica da revolução russa atravessou nada menos de três grandes fases, com características marcadamente diferentes: o comunismo de guerra, a NEP e o primeiro plano quinquenal. Ao contrário de uma suposição largamente difundida, não era um doutrinarismo a priori que determinava o rumo dessa política. Tudo se jogava e decidia no terreno da luta de classes.


António Louçã é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e foi colaborador e redator de diversas publicações periódicas desde 1974. Foi correspondente alternativo do Diário Popular em Madrid, em 1979, diretor da revista mensal Versus, entre 1983 e 1988, e editor da revista História em 2000. É jornalista da RTP desde 2001, primeiro como coordenador da redação da Multimédia, e atualmente no canal RTP Memória. É ainda autor de várias obras relacionadas com o nazismo e a sua relação com Salazar (sobre a qual escreveu a sua tese de mestrado): Negócios com os nazis. Ouro e outras pilhagens. 1933-1945, Hitler e Salazar. Comércio em tempos de guerra. 1940-1944, entre outros.

13h00-14h00

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.