CELab PhD Seminars

The brainstem basis of consciousness

Videoconferência

Por Mark Solms (University of Cape Town).

Perceptual imagery and language dominates our conscious experience. These functions are performed by the cerebral cortex. Understandably, for this reason, we have for the past two centuries considered the cortex (which is uniquely well developed in human beings) to be the ‘organ of consciousness’. However, in 1949 already, evidence began to emerge which suggested that consciousness is a far more primitive function and that it arises endogenously from the inner most core of the ancient brain stem. The structures that were implicated are by no means uniquely human; we share them with all vertebrates. In this talk, evidence that has accumulated over the last 20 years will be presented to support the view that consciousness is neither a uniquely human nor cortical function, and that it arises fundamentally from raw feelings (like pleasure and pain) that we share even with fishes.

Bio: Professor Mark Solms is Director of Neuropsychology at the Neuroscience Institute of the University of Cape Town. He is also Honorary Lecturer in Neurosurgery at the St Bartholomew’s & Royal London Hospital School of Medicine and an Honorary Fellow of the American College of Psychiatrists. He is a member of the British Psychoanalytical Society and the American and South African Psychoanalytic Associations. He has received numerous honours and awards.  He has published 350 scientific papers, and eight books, the latest being The Hidden Spring (Norton, 2021). He is the authorized editor and translator of the forthcoming Revised Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud (24 volumes) and Complete Neuroscientific Works of Sigmund Freud (4 volumes).

Transmissão via Zoom.

15h00-17h00
Anna Ciaunica, Liberty Severs e Thomas Wachter
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas