Webinar

The Promises and Pitfalls of Cooperation-centred Approaches to Morality

Transmissão através de Videoconferência

Speakers: João Pinheiro (University of Bristol, CFCUL/GI2).

Abstract: Many evolutionary anthropologists and scientists from cognate fields have begun converging on an adaptationist hypothesis about moral evolution: morality evolved for increasing the benefits of social living by promoting cooperation [e.g. Boehm 1992; Haidt & Kesebir 2010:800; Rai and Fiske 2011:59; Brosnan 2011; Bowles & Gintis 2011; Tomasello & Vaish 2013:231; Greene 2015:40]. This growing consensus has prompted developments in metaethics, with some moral realists having deemed it viable to adopt a moral naturalist hypothesis according to which moral facts are grounded in facts about cooperation [e.g. Copp 2009; Sterelny & Fraser 2016; Curry et al. 2016 & 2019]. Having made the reasoning supporting these two hypotheses clear, I will show that cooperation-centred approaches are very promising in that they are congruent with a naturalist outlook of ethics, are equipped with the mathematical tools of evolutionary game theory, make testable predictions that seemingly hold true on cross-cultural analysis, and even purport to solve the so called “Darwinian Dilemma” for moral realism. However, on a closer view, the cooperation-centred approach to morality seems to be incomplete in the sense that there are moral phenomena that it seemingly cannot explain in terms of cooperation and that constitute, as such, anomalies to the theory [see Wong 2006 & 2019 and Buchanan & Powell 2015 & 2018]. What is worse, there seems to be at least one particular moral phenomenon that shows its foundational empirical hypothesis to be inconsistent with its metaethics. But not all is lost. I will suggest that there is a quick fix to the theory that is in line with its motivation and that could solve these problems, but this will require going beyond cooperation.

Organização: João Cordovil (CFCUL/GI2) & Silvia Di Marco (CFCUL)

 

O link Zoom será enviado no dia do Webinar.
Para receber o link, por favor, preencha este formulário.

 

16h00
cfculcomunica@fc.ul.pt

Uma atividade coordenada por Vítor Lapa Fernandes (aluno de CIÊNCIAS), promotor do projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Projeto de Tese (Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução), por Fátima Inácio.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Banner do Dia de Ciências 2025_v2

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Seminário de Lógica Matemática, por Charles Morgan (UFBA).

Pavilhão de Portugal

Na ocasião, será ainda inaugurada a exposição “Meu matalote e amigo Luís de Camões” que explora a figura do poeta através de um diálogo entre arte, literatura e património histórico. A cerimónia contará ainda com uma programação paralela que será divulgada em detalhe oportunamente.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

O Tec Labs lançou a marca MindTec com o objetivo de promover um processo participativo de rebranding interno, assente na escuta ativa da sua comunidade. Esta sessão marca o arranque oficial do projeto e será um momento-chave para apresentar os seus objetivos, envolver a comunidade e começar a recolher perceções, expectativas e desafios relacionados com a comunicação no ecossistema.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Páginas