Workshop

Copernicus Marine Data Stream for Ocean Applications

FCUL, Lisboa

Curso promovido pela EUMETSAT (European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites), e pelo projeto PORTWIMS (Portugal Twinning for Innovation and Excellence in Marine Science and Earth Observation), coordenado por Vanda Brotas (DBV e MARE, Ciências ULisboa).

A iniciativa, a decorrer de 10 a 14 de junho de 2019, tem como objetivo treinar as novas gerações na utilização de produtos de deteção remota por satélites, incluídos no programa Copernicus, o que se enquadra na atual relevância do uso de imagens de satélite para estudar os ecossistemas marinhos, promovida pelos programas de investigação e desenvolvimento europeus.

Filipa Alexandra Dias Martins defende a dissertação "Metabolic remodeling of endothelial cells upon hypoxia and β-Blockers as anti-angiogenic drugs".

Filipe Nunes Rocha defende a dissertação "Biological effects of thoracic irradiation with low to moderate daily doses on rat lung".

Joana Filipa Pires Silva defende a tese "Analysis of translation of 5' untranslated regions in cancer".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de um cacho de uvas, sobre um fundo representando a calçada portuguesa

A tertúlia Vinho com Ciência é um evento promovido anualmente pelo Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) da Faculdade de Ciências de forma a celebrar a ciência e despertar o interesse do público em geral e assinalar o dia Nacional da Cultur

Carolina Teles de Carvalho Caldas Xavier defende a dissertação "Joint management models of kidney exchange program and deceased donor waiting list".

André Miguel Carapinha Gomes defende a dissertação "Epithelial Differentiation: From Organoids to Cells in Cystic Fibrosis Patients".

Membros do Júri:

Por Ana Carina Marques (Diretora Adjunta – Direção de Risco Global - NOVO BANCO).

O evento pretende divulgar iniciativas conjuntas entre a indústria e o CCMAR de modo a estimular a interface academia-indústria.

Logótipo da Semana da Ciência e da Tecnologia 2019, sobre um fundo azul

De 24 a 30 de novembro, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

O Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio 2019 distingue Rui Agostinho (Ciências ULisboa) pela sua ação notável na promoção da cultura científica como professor, inves

Sandrine Marques Gordino defende a dissertação "Epidemiologia da insuficiência renal crónica e anemia associada em adultos".

Membros do Júri:

Bruno Henrique Batista Cruz da Silva defende a dissertação "O turismo Inteligente: validação e análise da deslocação de turistas".

Sara Vanessa Sanches Lima do Nascimento defende a dissertação "Robotização de tarefas repetitivas e críticas nos centros de operação de ciber segurança".

Ana Margarida Pires Lavado de Sousa Modesto defende a dissertação "Micro and macroevolution of multidrug resistant Klebsiella pneumoniae plasmids".

Célia Patrícia Ferreira Domingues defende a dissertação "Virulence genes and antibiotic resistance genes in microbiomes of human populations - a network perspective".

Júri das provas:

O seminário contará com a presença da Diretora-Geral do CERN, Fabiola Gianotti, e do diretor do departamento de compras, Anders Unnervik, e decorre no âmbito da celebração da Semana da Ciência e da Tecnologia 2019.

Beatriz Rodrigues Charneco defende a dissertação "A Educomunicação como estratégia de Educação Ambiental: ensaio de aplicação em Escolas Básicas do Concelho de Lisboa".

Júri das provas:

Nishát Abdul Sacoor defende a dissertação "Volatilidade e Risco nas Taxas de Câmbio: Simulações de Monte Carlo e Bootstrapping".

Inês Fernandes Claudina defende a dissertação "Consumer Credit Analysis: A VAR/VECM Methodology".

Débora Cheila Abreu Rodrigues defende a dissertação "Os Efeitos do Algorithmic Trading na Previsibilidade dos Mercados Financeiros".

Imagem ilustrativa do evento

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências, da Tecnologia e da Medicina organizado anualmente pelo CIUHCT e no âmbito do qual os oradores convidados apresentam trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em cur

Ricardo Jorge Pinheiro Quiteres defende a dissertação "Developing new molecular tools to study and visualize the intermediate filament GFAP in living cells".

Na Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, o LIP convida cerca de 30 alunos do ensino secundário para celebrar os 20 anos do Observatório Pierre Auger e aprender sobre raios cósmicos na teoria e na prática.

Programa

Gonçalo João Vitorino de Jesus defende a tese "A dependability framework for WSN-based aquatic monitoring systems".

Páginas