Talks @LASIGE

Brain Network Organization Varies across Social Environments

Sala 6.3.27, Ciências ULisboa

Por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

In recent years, network neuroscience has seen a shift from studying group-representative patterns of brain network organization and dynamics to variation across contexts and individuals. This variation is driven by myriad factors, including disease status, age, and environment, among others. Given the pervasive impact our social relationships have on our health and wellbeing, it is especially important to understand social influences on brain network organization. In this talk, I will describe two recent projects that use methods from network neuroscience to investigate how brain network organization varies across social environments. In the first project, we use multilayer modeling to identify patterns of stability and variation in the associations between brain network organization and social contexts. We find that subcortical and control systems are especially sensitive to different constructs of perceived social support. In the second project, we cluster thousands of adolescents from the ABCD dataset based on measures of social environment quality to identify “envirotypes,” which we find have dissociable patterns of brain network organization. We leverage the longitudinality of ABCD to clarify envirotype dynamics and their associated outcomes on a suite of clinical, cognitive, and behavioral measures. Altogether, this work emphasizes the meaningful variability of brain network organization and the contextuality of brain-based biomarkers for disease, cognitive performance, and behavior.

Bio: Haily Merritt is a dual PhD candidate at Indiana University in Cognitive Science and Informatics (Complex Network and Systems track). She is interested in using methodological tools from complex systems science to study the origins and consequences of sociality. In particular, she uses network approaches to investigate how brain network organization varies across social environments.

14h00
LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.