IYPT 2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica em Ciências ULisboa

Mendeleev - Uma página para a eternidade

Auditório da FCiências.ID, Lisboa

Palestra por Raquel Gonçalves-Maia, seguida de apresentação dos seus novos 4 livros da coleção "Dos Átomos e das Moléculas".


Mendeleev - Uma página para a eternidade

Dmitri Mendeleev, ao escrever o livro de texto “Princípios de Química”, auxiliar precioso para as suas aulas, imprimiu-lhe uma organização metodológica. O livro foi publicado em 1869. Numa única página, o mestre esquematizou o seu sistema organizacional.

Um página para a eternidade. Tomou o nome de “Tabela Periódica” e, em permanente renovação, tem vindo a guiar-nos há 150 anos.

Mendeleev teve precursores e contemporâneos na elaboração do sistema periódico; e enfrentou grandes desafios.

Distinguidos que foram átomo e molécula no congresso de Karlsruhe (1860), a ideia de periodicidade dos elementos, em termos de “peso atómico” e de propriedades, suscitou a atenção de Alexandre de Chancourtois, John Newlands, William Odling, Gustavus Hinrichs e, principalmente, Julius Lothar Meyer. Mas foi a versão criada por Mendeleev, física e quimicamente detalhada, com espaços de previsão, que maior impacte veio a ter na comunidade científica. A prioridade, a autenticidade e a divulgação mobilizaram Mendeleev.

Multiplicaram-se as “terras raras” e descobriram-se os “gases raros”... Mendeleev vacilou, onde colocar tais elementos? A sua acomodação, porém, não causou dano à Tabela Periódica, antes a aperfeiçoou.

A longevidade da Tabela Periódica ultrapassou a divisibilidade do átomo, a transmutação dos elementos, o número atómico, os isótopos, os transuranianos... a evolução dos modelos atómicos.


Apresentação dos novos 4 livros da coleção "Dos Átomos e das Moléculas" por:

  • Maria Elvira Callapez - Investigadora principal do CIUHCT-FCUL 
  • Cláudio M. Gomes - Professor associado com agregação DQB - FCUL​

Sobre a Autora

É doutorada e agregada em Química pela Universidade de Lisboa. Pós-doutoramento na Universidade de Exeter (Reino Unido). É professora catedrática aposentada do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Desenvolveu atividade de investigação na área da Química-Física – Cinética e Termodinâmica – tendo sido fundadora e coordenadora científica do GERQ - Grupo de Estrutura e Reactividade Química. Dirigiu o Boletim da Sociedade Portuguesa de Química e foi representante nacional na Commission on Chemical Kinetics da IUPAC. Foi membro de várias Comissões de Avaliação e de Direção/Organização universitárias. Durante vários anos foi colaboradora regular do “JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias” com a coluna “Ciência e Sociedade”.

Foi colaboradora do CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. A Epistemologia, a História das Ciências e a Divulgação Científica, para além da Química, têm suscitado o seu interesse. Publicou centenas de artigos, vários livros e capítulos de livros, nas áreas mencionadas, e também alguns contos e romances.

 

15h00
Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Páginas