IYPT 2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica em Ciências ULisboa

Mendeleev - Uma página para a eternidade

Auditório da FCiências.ID, Lisboa

Palestra por Raquel Gonçalves-Maia, seguida de apresentação dos seus novos 4 livros da coleção "Dos Átomos e das Moléculas".


Mendeleev - Uma página para a eternidade

Dmitri Mendeleev, ao escrever o livro de texto “Princípios de Química”, auxiliar precioso para as suas aulas, imprimiu-lhe uma organização metodológica. O livro foi publicado em 1869. Numa única página, o mestre esquematizou o seu sistema organizacional.

Um página para a eternidade. Tomou o nome de “Tabela Periódica” e, em permanente renovação, tem vindo a guiar-nos há 150 anos.

Mendeleev teve precursores e contemporâneos na elaboração do sistema periódico; e enfrentou grandes desafios.

Distinguidos que foram átomo e molécula no congresso de Karlsruhe (1860), a ideia de periodicidade dos elementos, em termos de “peso atómico” e de propriedades, suscitou a atenção de Alexandre de Chancourtois, John Newlands, William Odling, Gustavus Hinrichs e, principalmente, Julius Lothar Meyer. Mas foi a versão criada por Mendeleev, física e quimicamente detalhada, com espaços de previsão, que maior impacte veio a ter na comunidade científica. A prioridade, a autenticidade e a divulgação mobilizaram Mendeleev.

Multiplicaram-se as “terras raras” e descobriram-se os “gases raros”... Mendeleev vacilou, onde colocar tais elementos? A sua acomodação, porém, não causou dano à Tabela Periódica, antes a aperfeiçoou.

A longevidade da Tabela Periódica ultrapassou a divisibilidade do átomo, a transmutação dos elementos, o número atómico, os isótopos, os transuranianos... a evolução dos modelos atómicos.


Apresentação dos novos 4 livros da coleção "Dos Átomos e das Moléculas" por:

  • Maria Elvira Callapez - Investigadora principal do CIUHCT-FCUL 
  • Cláudio M. Gomes - Professor associado com agregação DQB - FCUL​

Sobre a Autora

É doutorada e agregada em Química pela Universidade de Lisboa. Pós-doutoramento na Universidade de Exeter (Reino Unido). É professora catedrática aposentada do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Desenvolveu atividade de investigação na área da Química-Física – Cinética e Termodinâmica – tendo sido fundadora e coordenadora científica do GERQ - Grupo de Estrutura e Reactividade Química. Dirigiu o Boletim da Sociedade Portuguesa de Química e foi representante nacional na Commission on Chemical Kinetics da IUPAC. Foi membro de várias Comissões de Avaliação e de Direção/Organização universitárias. Durante vários anos foi colaboradora regular do “JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias” com a coluna “Ciência e Sociedade”.

Foi colaboradora do CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. A Epistemologia, a História das Ciências e a Divulgação Científica, para além da Química, têm suscitado o seu interesse. Publicou centenas de artigos, vários livros e capítulos de livros, nas áreas mencionadas, e também alguns contos e romances.

 

15h00
Título do evento, sobre um fundo encarnada

Marcam presença neste concerto a Orquestra Sinfónica Juvenil, o Coro da Universidade de Lisboa, o Coro do Instituto Gregoriano e o Incognitus Ensemble.

Catarina Isabel Nogueira Ribeiro defende a dissertação "Obesity genetic risk score".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa, Miguel Brito (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa).

Speaker: Wesley Chun (Google).

Por Mário Edmundo (FCUL e CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Beatriz Teixeira Lopes defende a dissertação "Estudo do Metabolismo de Catinonas Psicoativas".

Membros do Júri:

Por Adelaide Freitas (Departamento de Matemática & CIDMA - Universidade de Aveiro).

Heloísa Gabriela de Castro Vasconcelos Gonçalves Galante defende a dissertação "Resilience: statistical study of psychosocial and biological predictors at the workplace".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e dia)

Iniciativa a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 09h00 às 18h00.

Os fundos revertem a favor de alunos e funcionários da Faculdade, com dificuldades financeiras.

Teresa Ventura Vale Fernandes Dias defende a dissertação "Study of non-conventional Aspergilli and Penicillia Ochratoxin A producers".

Por Clément Cancès (Inria Lille - Nord Europe).

Por Ivo Sousa-Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa dos Seminários Ciência e Império, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Esta palestra tem por objetivo a preparação para as várias etapas de um processo de seleção profissional: a elaboração do CV, a carta de motivação e a entrevista de emprego. Enfatiza aspetos do que deve conhecer sobre si próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora e local)

Gostarias de saber como te podes candidatar a estágios ou a uma carreira nas Instituições e Agências da União Europeia? No próximo dia 11 de dezembro, entre as 18h e as 19h horas irá realizar-se uma Sessão sobre as Carreiras na UE!

Maria Inês Castanheira Rolo defende a dissertação "Transfer value: Cálculo para um indivíduo do Reino Unido".

Por Emílio Franco (IST).

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Imagem ilustrativa do evento

The FCT AWESOME - Awareness While Experiencing and Surfing On Movies through Emotions - project aims to investigate the emotional dimension of movies, to provide support for the classification, access, navigation and visualization of movie collections, not only

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

As of 1 October 2019, EIT Health has opened its call for proposed activities to be included in the Business Plan 2021.

Speakers: Pedro Garcia (CENTRA/FCUL) & João Silvestre (CENTRA/IST).

Tiago Miguel Baeta Luís defende a dissertação "Papel da Glicoproteína G do Vírus da Raiva na Indução de Apoptose".

Páginas