IYPT 2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica em Ciências ULisboa

Mendeleev - Uma página para a eternidade

Auditório da FCiências.ID, Lisboa

Palestra por Raquel Gonçalves-Maia, seguida de apresentação dos seus novos 4 livros da coleção "Dos Átomos e das Moléculas".


Mendeleev - Uma página para a eternidade

Dmitri Mendeleev, ao escrever o livro de texto “Princípios de Química”, auxiliar precioso para as suas aulas, imprimiu-lhe uma organização metodológica. O livro foi publicado em 1869. Numa única página, o mestre esquematizou o seu sistema organizacional.

Um página para a eternidade. Tomou o nome de “Tabela Periódica” e, em permanente renovação, tem vindo a guiar-nos há 150 anos.

Mendeleev teve precursores e contemporâneos na elaboração do sistema periódico; e enfrentou grandes desafios.

Distinguidos que foram átomo e molécula no congresso de Karlsruhe (1860), a ideia de periodicidade dos elementos, em termos de “peso atómico” e de propriedades, suscitou a atenção de Alexandre de Chancourtois, John Newlands, William Odling, Gustavus Hinrichs e, principalmente, Julius Lothar Meyer. Mas foi a versão criada por Mendeleev, física e quimicamente detalhada, com espaços de previsão, que maior impacte veio a ter na comunidade científica. A prioridade, a autenticidade e a divulgação mobilizaram Mendeleev.

Multiplicaram-se as “terras raras” e descobriram-se os “gases raros”... Mendeleev vacilou, onde colocar tais elementos? A sua acomodação, porém, não causou dano à Tabela Periódica, antes a aperfeiçoou.

A longevidade da Tabela Periódica ultrapassou a divisibilidade do átomo, a transmutação dos elementos, o número atómico, os isótopos, os transuranianos... a evolução dos modelos atómicos.


Apresentação dos novos 4 livros da coleção "Dos Átomos e das Moléculas" por:

  • Maria Elvira Callapez - Investigadora principal do CIUHCT-FCUL 
  • Cláudio M. Gomes - Professor associado com agregação DQB - FCUL​

Sobre a Autora

É doutorada e agregada em Química pela Universidade de Lisboa. Pós-doutoramento na Universidade de Exeter (Reino Unido). É professora catedrática aposentada do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Desenvolveu atividade de investigação na área da Química-Física – Cinética e Termodinâmica – tendo sido fundadora e coordenadora científica do GERQ - Grupo de Estrutura e Reactividade Química. Dirigiu o Boletim da Sociedade Portuguesa de Química e foi representante nacional na Commission on Chemical Kinetics da IUPAC. Foi membro de várias Comissões de Avaliação e de Direção/Organização universitárias. Durante vários anos foi colaboradora regular do “JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias” com a coluna “Ciência e Sociedade”.

Foi colaboradora do CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. A Epistemologia, a História das Ciências e a Divulgação Científica, para além da Química, têm suscitado o seu interesse. Publicou centenas de artigos, vários livros e capítulos de livros, nas áreas mencionadas, e também alguns contos e romances.

 

15h00

Por Denis Bonheure (Université Libre de Bruxelles).

Ilustração do livro "Plasticus maritimus, uma espécie invasora" - Autores: Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins - Ilustrações: Bernardo P. Carvalho - Editora: Planeta Tangerina

Plasticus maritimus é o "nome científico" de uma "espécie exótica marinha" que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo.

Por Raul Costa Pereira (McMaster University, Canada; EE /cE3c).

A iniciativa conta com a participação de Henrique Leitão (Ciências ULisboa).

As provas, requeridas por Miguel Brás de Carvalho, decorrem nos dias 17 e 18 de outubro de 2019.

No dia 18 de outubro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Statistical modeling of extremes".

Por Anthony Davison (Ecole Polytechnique Fédérale da Lausanne (EPFL)).

nformações relativas ao evento (título, data, hora, local, orador), sobre um fundo azul

Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a um interesse crescente pelo uso de veículos robóticos para o estudo e preservação dos oceanos.

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

Apresentação dos trabalhos realizados, nas empresas, pelos alunos do módulo EIT Health.

Por Ana Margarida Melo (Univ. de Roma e Univ. de Coimbra).

Mafalda Soares Ferreira Pinto de Pádua defende a dissertação "Study of the effects of the culture condition in the permeation of reconstructed human skin".

Júri das provas:

A iniciativa conta com a participação de Diana Prata (Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, FCUL / King’s College, London UK / ISCTE, Lisbon, Portugal), que irá debater o tema "The neurobiology of morality: the role of oxytocin".

Por Diogo Antunes (NOS).

Como construir um ecossistema analítico na gestão de recursos humanos que permita evoluir a geração de insights de suporte à tomada de decisões estratégicas.

Logótipo da IAESTE, acompanhado de imagens de jovens

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA)

Sean Dougherty, diretor do Observatório ALMA, encontra-se de visita ao Centro Português de Competências para o ALMA (PACE) e realizará um seminário extraordinário em Ciências ULisboa, inserido no ciclo de seminários do Departamento de Física.

Imagem ilustrativa do Mestrado em História e Filosofia das Ciências

Por Miguel Cardador Teixeira.

Tema da Tese "A Coleção Portela-Gomes: Práticas, Pessoas e Instituições de Medicina e Saúde em Portugal e Angola, 1960-1970".

 

Por Hugo Tavares (CMAFcIO e FCUL).

Cartaz do Colóquio de Matemática

João Miguel Vila Antunes defende a dissertação "A Chatbot for Automatic Question Answering in the Information Technology Domain”.

Por Saghir Bashir (Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Creative Minds Contest- Sciences Research Days 2019

Ciências welcomes multidisciplinary groundbreaking research ideas.
Those that you never dared to suggest! And those you are asking collaboration for.

Por Lifeng Liu (Investigador do International Iberian Nanotechnology Laboratory).

Advanced water splitting catalysts

Por Helena Serrano (eChanges-cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais / grupo eChanges - Ecology of environmental Changes).

Por Lucio Boccardo (Sapienza Università di Roma).

Pedro Delgado Coelho defende a dissertação "Análise Geográfica dos Custos em Saúde".

Orientação: Maria Teresa Alpuim, Marli Andreia Monteiro de Amorim

Páginas