Talks@DI

Supporting Independent Navigation of Blind People

Transmissão através de Videoconferência

Speaker: João Guerreiro.

Abstract: Independent navigation is very challenging for blind people often due to a lack of confidence and knowledge about the environment, particularly in unfamiliar or complex locations. In this talk, I will describe some of the technological solutions we developed (and evaluated) at the Carnegie Mellon University in order to support blind users in navigating unknown locations by themselves. In particular, I will talk about a highly accurate smartphone-based indoor navigation system called NavCog3; a virtual navigation system allowing blind users to explore unknown locations before physically visiting the environment; and Cabot, a navigation robot that guides blind users to a destination while avoiding obstacles on their path.

Bio: João Guerreiro is an Assistant Professor at Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Previously, he was a Postdoctoral researcher at INESC-ID and at Carnegie Mellon University. He received his PhD with distinction and honour in Information Systems and Computer Engineering from Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. His research, in the fields of Human-Computer Interaction and Accessible Computing, aims to improve blind people’s access to the physical and digital worlds using novel non-visual interaction techniques and systems. João Guerreiro publishes his research regularly at the premiere venues in Human-Computer Interaction and Accessible Computing (e.g., ACM CHI and ACM ASSETS).

Departamento de Informática

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.