Prémio Nobel da Física

Sala 1.4.14, Ciências ULisboa

Por Augusto Barroso, professor jubilado do Departamento de Física e um dos fundadores do Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC).

O trabalho que o Nobel premiou incide sobre aspetos subtis da Mecânica Quântica, durante muito tempo objeto de uma controvérsia muito profunda, pois relaciona-se com a natureza do universo quântico e dificuldades da respetiva conceptualização. Todavia, com o tempo, e como acontece com a maioria das áreas da ciência, deu origem a aplicações, hoje já reais, ao nível da critpografia e das comunicações quânticas.

O seminário dirige-se a toda a comunidade de Ciências em especial aos alunos de Física e de todos os cursos, pois o orador sempre nos cativou com a sua clareza pedagógica.

Augusto Barroso é um físico teórico com importantes contribuições científicas nos domínios de Física Atómica, Física Nuclear e Física de Partículas Elementares, onde se destacam os seus trabalhos relacionados com o bosão de Higgs, descoberto em 2012 no CERN. Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1969 e doutorou-se na Universidade de Sussex em 1974.

Foi Professor Catedrático da Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde foi diretor da Faculdade por duas vezes, presidente do Departamento de Física e membro fundador do Centro de Física Nuclear e do Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC).

Fez escola na Física de Partículas em Portugal, tendo formado vários alunos de mestrado, doutoramento e investigadores pós-doutorados. A qualidade das suas aulas e palestras é amplamente reconhecida. Na altura da comemoração dos seus 60 anos, as mensagens deixadas por ex-alunos mostram que foi considerado por muitos o melhor Professor que alguma vez tiveram. Na FCUL, fundou também o ICAT- Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia - para facilitar a transferência de tecnologia para a indústria.

É membro da Academia das Ciências de Lisboa (desde 1988), ganhou o prémio Gulbenkian de Ciência em 1995 e foi-lhe atribuído o grau de comendador da Ordem Militar de Santiago da Espada em 2005. Foi Presidente (2009-2011) e Vice-Presidente (2001-2006) da Sociedade Portuguesa de Física. É também um grande apreciador e conhecedor de ópera.

Departamento de Física | Ciências ULisboa

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.