6th edition of the Protolang conference series

Protolang 6

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Imagem ilustrativa da conferência, acompanhada do respetivo título, data, local e autoria da imagem (serenanicchiarelli)

The Protolang conference series creates an interdisciplinary platform for scholarly discussion on the origins of symbolic communication distinctive of human beings.

The thematic focus of Protolang is on delineating the genetic, anatomical, neuro-cognitive, socio-cultural, semiotic, symbolic and ecological requirements for evolving (proto)language. Sign use, tools, cooperative breeding, pointing, vocalisation, intersubjectivity, bodily mimesis, planning and navigation are among many examples of such possible factors through which hominins have gained a degree of specificity that is not found in other forms of animal communication and cognition.

We aim at identifying the proximate and ultimate causes as well as the mechanisms by which these requirements evolved; evaluating the methodologies, research tools and simulation techniques; and enabling extended and vigorous exchange of ideas across disciplinary borders.

Important dates

• Satellite events & symposia submission deadline: February 1st, 2019
  • Individual talks &: posters submission deadline: February 1st, 2019
  • Early Bird Registration: April 15th, 2019
  • Regular Registration: July 15th, 2019
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
CFCUL

Encontro internacional sobre a conservação da Águia-imperial e outras grandes águias e abutres, visando a divulgação dos resultados obtidos no âmbito do LIFE Imperial e a troca de conhecimentos e de experiências internacionais, relativas às diversas espécies, e que pe

Eveline Pereira Almeida defende a dissertação "Utilização de dados geofísicos para identificação de estruturas arqueológicas e manchas de empréstimo de areia em meio marinho: aquisição, processamento e interpretação de dados magnéticos e de sísmica de reflexão

André Filipe Teixeira Taborda defende a dissertação "Development of novel bacterial enzymes for medical diagnosis through directed evolution".

Por Michael I. Goldstein, PhD (Mike) - US Forest Service, Juneau, Alaska.
Videoconferência

Imagem de um sinal representativo da intersecção entre a Ciência e a Política, sobre um fundo cinzento claro

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), organiza o curso livre “Ciência e Decisão Política em Portugal”, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.

Speaker: Pedro Nascimento Alves (Department of Neurosciences and Mental Health, Neurology, Hospital de Santa Maria, CHULN, and Language Research Laboratory, Faculty of Medicine, Universidade de Lisboa).

Por Stephan Klaus (M. F. I. Oberwolfach).

Daniel Salvador Lourenço defende a dissertação "Desenvolvimento Solução Microsoft para Instituição Financeira".

Maria Inês Andrade Elias defende a dissertação "Avaliação da Segurança Alimentar de framboesas irradiadas por feixe de eletrões".

Teresa Sofia Ferreira Alexandre defende a dissertação "Iteractions of marine protected species with artisanal fisheries in the Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) and adjacent classified areas (SPAs AND SACs)".

João Samuel Sebastião Silveira Ramos defende a dissertação "Coprocessamento de dados litogeoquímicos e pedogeoquímicos no sector da mina de Argozelo; modelação 2D e 3D e delimitação de domínios anómalos".

Júri:

Leonor Fernanda Venceslau Azeredo Pontes defende a dissertação "Biodiversity informatics - Entomological data processing, analysis and visualization".

Júri das provas:

Henrique Martins Espada Niza defende a dissertação "African Marine Invertebrate Data Analysis and Imaging: a Dataset and Digital Platform for Research, Education and Outreach".

Júri das provas:

Com Fateme Banishoeib, consultora e mentora de startups e que cruza no seu percurso áreas tão distintas como as da química, comunicação, poesia e arte.

João David Ferreira de Castro Albuquerque defende a dissertação "Classification methods applied to familial hypercholesterolemia diagnosis in pediatric age".

Título, data e hora do evento, sobre um fundo branco

O exercício nacional de preparação para o risco sísmico A TERRA TREME realiza-se na próxima sexta-feira, dia 15 de novembro às 11h15.

Sílvia Alexandra dos Santos Cardoso defende a dissertação "Métodos fotométricos em cuvete para determinação de azoto e fósforo total nos efluentes da Caima - Validação e Controlo de Qualidade".

Membros do Júri:

Joana Guedes de Jesus defende a dissertação "Study of Bacteria involved in Acacia longifolia nodulation:influence of fire on symbiosis establishment".

Luis Henrique Cotrim Frois defende a dissertação "The Madeira tip-jet and variability of extratropical water vapor pumping in the Atlantic basin".

Membros do Júri:

Marco Alexandre Morgado Frade Ferreira defende a dissertação "European catfish (Silurus glanis) movements and diet ecology in a newly established population in the Tagus drainage".

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

On November 15 2019, Prof.

Fotografia de mamífero marinho

A iniciativa pretende juntar num mesmo local a comunidade científica e empresarial que trabalha, trabalhou e pretende trabalhar em mamíferos marinhos em Portugal.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades participantes)

Oito investigadores conversam no CCB sobre como se projeta no futuro a caminhada lunar iniciada há 50 anos.

Carlos Eduardo Rodrigues Ferreira Mendes defende a dissertação "Transformação de Core Bancário".