6th edition of the Protolang conference series

Protolang 6

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Imagem ilustrativa da conferência, acompanhada do respetivo título, data, local e autoria da imagem (serenanicchiarelli)

The Protolang conference series creates an interdisciplinary platform for scholarly discussion on the origins of symbolic communication distinctive of human beings.

The thematic focus of Protolang is on delineating the genetic, anatomical, neuro-cognitive, socio-cultural, semiotic, symbolic and ecological requirements for evolving (proto)language. Sign use, tools, cooperative breeding, pointing, vocalisation, intersubjectivity, bodily mimesis, planning and navigation are among many examples of such possible factors through which hominins have gained a degree of specificity that is not found in other forms of animal communication and cognition.

We aim at identifying the proximate and ultimate causes as well as the mechanisms by which these requirements evolved; evaluating the methodologies, research tools and simulation techniques; and enabling extended and vigorous exchange of ideas across disciplinary borders.

Important dates

• Satellite events & symposia submission deadline: February 1st, 2019
  • Individual talks &: posters submission deadline: February 1st, 2019
  • Early Bird Registration: April 15th, 2019
  • Regular Registration: July 15th, 2019
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
CFCUL

Divulgação dos resultados do projeto Crassoreab - Reabilitação da produção de ostra portuguesa Crassostrea angulata com recurso a microalgas autóctones.

Speaker: Davide Masoero (Grupo de Física Matemática, FCUL).

Tens o que é necessário para ser um data scientist, numa das principais entidades bancárias em Portugal?

A Feira da Matemática está de volta ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Este ano, com um programa exclusivamente online.

Evento dirigido a educadores e professores do ensino pré-escolar ao secundário, com o objetivo de divulgar o programa educativo, dar a conhecer as atividades do mesmo, apresentar as novidades para o presente ano letivo, e ainda divulgar outros projetos ou entidades convidadas que promovam a literacia do Oceano.

Considerando a evolução recente da pandemia de COVID-19 e a resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, o evento foi cancelado.

Speaker: Pedro Pinto (Technische Universitat Darmstadt).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, data e logótipo da entidade organizadora

O programa constará de lições plenárias, palestras convidadas, comunicações orais, apresentações em painel e debates sobre todos os temas da Química Analítica moderna.

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Por Bruno Jacinto (CFCUL/GI1).

Scientific achievements, contributions to fight COVID-19, speed dates and posters…

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Fotografia de docentes

Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do docente aos estudantes.

O Projeto Emc2 sobre a ‘Camarinha’ -‘Corema album (L.) D. Don’: de iniciativas de educação ambiental a medidas de conservação desta planta endémica com pequenos frutos de grande potencial.

Título e data do evento, inseridos numa fotografia do campus do Instituto Politécnico de Tomar

A conferência constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Speaker: Hugo Gamboa (Plux).

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo do Encontro Ciência 2020, sobre um fundo branco

A iniciativa visa promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica além do mundo da investigação científica, procurando estimular a participação e a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi