Planetália: a festa dos planetas

Museu de Lisboa - Teatro Romano
Planetália: a festa dos planetas

Júpiter observado pela missão Juno, da NASA, com a Via Láctea em fundo.

NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt / Fundo : John Colosimo/ESO

Com uma vista privilegiada sobre o céu a sul, o Museu de Lisboa – Teatro Romano é um excelente local para observar ao telescópio a Lua, Júpiter e Saturno. Em família, venha também descobrir mais sobre o Sistema Solar.

A 9 de agosto, a partir das 21h30, espreite o encontro entre Júpiter e a Lua visto do terraço do Museu de Lisboa – Teatro Romano. Através de telescópios do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), conseguirá obter fotografias destes dois corpos celestes que estarão muito próximos no céu.

Conseguirá ver as crateras e “mares” da Lua e o planeta Júpiter rodeado pelas suas maiores luas. Saturno, com os seus anéis, fará a sua aparição mais tarde.

Viaje depois através do Sistema Solar, na companhia de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, explorando representações dos planetas à escala e participando em família em atividades sobre o Sistema Solar.

Entrada gratuita.

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Vania Silverio (INESC Microsistemas e Nanotecnologias, IST).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Evento cancelado.

Banner do evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.