Dia Aberto 2018

FCUL, Lisboa
Logótipo do Dia Aberto em Ciências 2018

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 09 de maio de 2018.

Neste evento, os visitantes podem conhecer a Faculdade de Ciências, circular por todos os edifícios e departamento e realizar mais de meia centena de atividades e experiências científicas. É também uma boa oportunidade para explorar todo o campus de Ciências, assim como conhecer toda a nossa comunidade de professores, investigadores e alunos.

Em 2017, cerca de 1100 visitantes percorreram o nosso campus e participaram nas atividades disponíveis das várias áreas científicas que constituem o universo de Ciências.

Inscrições/programa

Por Margarida Telo da Gama (DF-CFTC, UL).

Por Paulo Rocha.

Por Manuel Ribeiro (CERENA, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

Carla da Costa Tavares defende a dissertação "Options in Managerial Compensation".

Fernando Correia da Silva defende a dissertação "Option pricing under jump-diffusion processes: calibration to the bitcoin options market".

Speaker: Alberto Leal (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa).

This seminar is held within the context of the Neurosciences and Neuromodeling (1st year of Biomedical Engineering MSE program) but everyone is welcome to attend.

Por Scott R. Miller (Professor at University of Montana).

João Duarte Mendes defende a dissertação "Classificação automática da expressão HER2 em imagens de hibridização in situ de tecido mamário".

Por Anna Sapfo (Department of Computational Biology, University of Lausanne, Switzerland and Swiss Institute of Bioinformatics, Lausanne, Switzerland).

Transporte Ferroviário Regional no Alentejo - Acessibilidades, Sustentabilidade e Território

A Universidade de Lisboa, através da sua Rede Temática Interdisciplinar da Mobilidade Urbana Inteligente - RedeMOV, acolhe e promove a iniciativa da Plataforma Alentejo, uma iniciativa da estratégia integrada da acessibilidade sustentável do Alentejo nas ligações Nacional

As Jornadas de Doutoramento do Departamento de Física (DF) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa são um encontro anual de estudantes de doutoramento dos 4 principais ramos de investigação do DF: Astronomia e Astrofísica, Engenharia Biomédica e Biofísica, Física e E

Por Fátima Silva Leite (Universidade de Coimbra).

Noites no Observatório "Universo Misterioso"

A Teoria da Relatividade Geral de Einstein fez cem anos de idade. Foi com ela que começámos a conseguir ler a história do nosso Universo. Nos últimos vinte anos entrámos numa nova era de cosmologia de precisão, nunca se soube tanto sobre o nosso Universo.

Susana dos Santos Buinhas defende a dissertação "Assistente Virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2".

Por Ian Baldwin (Director of the Department of Molecular Ecology, Max Planck Institute for Chemical Ecology).

Ciclo de Palestras do GAPsi

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

O programa é composto pelas seguintes atividades:

As provas, requeridas por António Eduardo Nascimento Ferreira, decorrem nos dias 05 e 06 de novembro de 2018.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Ciclo de Palestras do GAPsi

Dentro em breve será publicado o Decreto-Lei que obriga à utilização de vários instrumentos para a identificação dos processos de negócio e a gestão, tramitação, classificação e avaliação de toda a informação e documentos decorrente do exercício de funções públicas, entre outras, em entidades de

Por Ricardo Gonçalo (LIP-FCUL).

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.