Encontros Scientia

Friend or Foe? Rice Farmers’ Perceptions and Attitudes towards Wildlife in West Africa

Sala 2.2.14, Ciências ULisboa (com transmissão online)
Título do evento e fotografia da oradora e de uma agricultora

Por Patrícia Chaves (cE3c - Tropical and Mediterranean Biodiversity).

This study focuses on the impact of human-wildlife interactions on rice production in Africa, where only 4% of the total rice production area is found, resulting in increased food insecurity. Here we aim to analyze 1) the struggles faced by rice farmers in the Oio region of Guinea-Bissau, 2) their perceptions and attitudes towards wildlife and its damages, 3) their behavioral responses to the presence of wildlife, and finally 4) their openness to wildlife management and ecological intensification activities.

We used a mixed-method approach, conducting surveys and focus groups with 27O female farmers in 2O21 and 2O22, respectively. The results showed that animal pests (N=235) and the lack of adequate work tools (N=21O) were the primary struggles reported by the farmers, and they believed that all wildlife impacted rice production. Birds, grasshoppers, frogs, mice, monkeys, the great cane rat, and bushpigs were all considered highly damaging, with birds having the highest average damage rank. Farmers admitted to chasing birds away (N=247), using fencing (N=27), scarecrows (N=7), and prayers (N=3) to protect their rice crops, but they were uncertain about the impact of bats on rice fields. Most farmers did not know if they wanted to increase beneficial wildlife in rice fields but were open to learn and discuss the subject. The study highlights the need for wildlife management strategies that consider the cultural context of local communities and their perceptions and attitudes towards wildlife to mitigate the negative impacts of human-wildlife interactions on rice production.


Transmissão via Zoom (pw: 628750).

12h00
cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Aumente o envolvimento e a colaboração dos alunos com uma solução de ensino e aprendizagem completa dentro do Moodle através do FeedbackFruits.

Título "Quem são as mulheres do LIP na experiência ATLAS do CERN? - um encontro de gerações"

Um encontro que homenageia as várias gerações de mulheres do grupo do LIP que participam na experiência ATLAS, no colisionador LHC do CERN. Este evento celebra décadas de liderança e contributos femininos num dos maiores projetos científicos do mundo.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

O evento permite aos mestrandos em dissertação apresentar e discutir os seus projetos no ambiente de um congresso científico.

Título/data/local do evento e fotografia de cruzamento bastante movimentado

Conferência da redeMOV, por Ana Rita Martins (IST-ULisboa).

Foto do retrato do Professor João Cosme Guerreiro no Grande Auditório de CIÊNCIAS.

Sessão comemorativa, a realizar na ocasião da colocação do retrato do Professor João Guerreiro no Grande Auditório, bem como de um póster a ele relativo no átrio do edifício C3.

Seminários por Daniel Sequeira e Emily Croasdale.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e logótipo Ciência Viva

Teresa Correia, estudante de Engenharia Física de CIÊNCIAS, participa nesta iniciativa.

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

António Cruz Serra

A cerimónia decorre no Pavilhão de Portugal, pelas 17h00 do dia 12 de fevereiro.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Mitchell A. Taylor (ETH Zurich).

Logótipo do projeto

Formação no âmbito da 22.ª edição do projeto "Observar e Aprender", com inscrições até 10 de fevereiro.

Fotografia de João Paulo Dias

O Departamento de Matemática convida à participação neste evento especial de comemoração dos 80 anos do Professor João Paulo Dias, que reúne amigos e colaboradores do docente.

Título/data/local do evento e fotografia de livros abertos sobre uma mesa

A jornada de um mestrado ou doutoramento vai além dos desafios académicos - envolve também gerir emoções e lidar com pressões que podem impactar o desempenho e o bem-estar.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Páginas