Encontros Scientia

Friend or Foe? Rice Farmers’ Perceptions and Attitudes towards Wildlife in West Africa

Sala 2.2.14, Ciências ULisboa (com transmissão online)
Título do evento e fotografia da oradora e de uma agricultora

Por Patrícia Chaves (cE3c - Tropical and Mediterranean Biodiversity).

This study focuses on the impact of human-wildlife interactions on rice production in Africa, where only 4% of the total rice production area is found, resulting in increased food insecurity. Here we aim to analyze 1) the struggles faced by rice farmers in the Oio region of Guinea-Bissau, 2) their perceptions and attitudes towards wildlife and its damages, 3) their behavioral responses to the presence of wildlife, and finally 4) their openness to wildlife management and ecological intensification activities.

We used a mixed-method approach, conducting surveys and focus groups with 27O female farmers in 2O21 and 2O22, respectively. The results showed that animal pests (N=235) and the lack of adequate work tools (N=21O) were the primary struggles reported by the farmers, and they believed that all wildlife impacted rice production. Birds, grasshoppers, frogs, mice, monkeys, the great cane rat, and bushpigs were all considered highly damaging, with birds having the highest average damage rank. Farmers admitted to chasing birds away (N=247), using fencing (N=27), scarecrows (N=7), and prayers (N=3) to protect their rice crops, but they were uncertain about the impact of bats on rice fields. Most farmers did not know if they wanted to increase beneficial wildlife in rice fields but were open to learn and discuss the subject. The study highlights the need for wildlife management strategies that consider the cultural context of local communities and their perceptions and attitudes towards wildlife to mitigate the negative impacts of human-wildlife interactions on rice production.


Transmissão via Zoom (pw: 628750).

12h00
cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Large Hadron Collider

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe - apply until 26 May!

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Páginas