Seminário de Meteorologia, Oceanografia e Clima

Dinâmica de Vórtices na Corrente dos Açores sobre a Crista Média Atlântica

Sala 1.1.37, FCUL, Lisboa

Por Susana Silva (IDL - FCUL).

A Corrente dos Açores é a estrutura de circulação mais importante no Atlântico Norte Subtropical, a Este da Crista Média Atlântica (MAR). A evolução dos meandros associados à corrente origina a formação de vórtices, tendo estes uma importância elevada nos fluxos de momento e calor no oceano, bem como no transporte de nutrientes ao longo de grandes distâncias. Ao propagarem-se no oceano para além da interação com outros vórtices, estas estruturas podem interagir também com a topografia, alterando significativamente o seu trajeto ou mesmo causando a sua erosão total. A MAR possui uma batimetria bastante pronunciada com profundidades próximas das da própria corrente dos Açores. No entanto, a influência da topografia na corrente média e nas estruturas turbulentas nesta região é praticamente desconhecida. Neste estudo é feita uma caracterização das estruturas de mesoescala na zona da corrente dos Açores tendo como base o estudo da interação destas estruturas com a topografia, em particular com a MAR. Utilizando altimetria de satélite e grandezas derivadas desta, foi possível estudar algumas questões associadas a esta dinâmica/interação, abrangendo pela primeira vez um período de 19 anos de dados.

IDL - Instituto Dom Luiz

Speaker: Maria Colombo (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Dia Aberto de Ciências 2020 realiza-se no dia 3 de junho e será, pela primeira vez, integralmente realizado onlineInscrições até dia 31 de maio.

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

As candidaturas ao Módulo de Intercâmbio EIT Health, 4.ª Edição, já abriram.

A iniciativa visa dar a conhecer a investigação que se faz no LASIGE / Departamento de Informática de Ciências ULisboa e consiste num conjunto de apresentações de 15 minutos cada, onde os docentes e investigadores do departamento apresentam os tópicos de investigação em qu

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Speaker: Gernot Eichmann (LIP).

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.