Já alguma vez tentou encontrar um sítio na web que tinha sido encerrado?
É possível que esteja disponível no Arquivo.pt, uma infraestrutura que permite pesquisar e aceder a páginas de internet arquivadas desde 1996. Atualmente, dispõe de mais de 52 milhões de ficheiros relacionados com projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D), para além de websites das mais diversas áreas. O principal foco é a preservação de toda informação publicada na internet para fins científicos e académicos.
No dia 8 de novembro, o Arquivo.pt comemora o seu 10.º aniversário com a realização da iniciativa “Arquivo.pt: Novas formas de viajar ao passado”. Esta atividade assinala o trabalho desenvolvido pelo Arquivo.pt, uma ferramenta que no futuro permitirá à sociedade entender como era o passado nesta época, cada vez mais digital e multimédia.
O programa do evento conta com sessões onde será possível explorar a trajetória do serviço e conhecer as várias experiências que estes dez anos trouxeram ao trabalho de preservação do património digital português. Entre os palestrantes, destaca-se a participação de José Pacheco Pereira, historiador, e de Lulien Masanès, da Internet Memory Foundation. Têm também lugar vários workshops e será ainda realizado o anúncio do lançamento do prémio Arquivo.pt 2018.
Inscrições para o evento aqui.