Comemorações do 10.º aniversário do Arquivo.pt

Arquivo.pt: Novas formas de viajar ao passado

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Já alguma vez tentou encontrar um sítio na web que tinha sido encerrado?

É possível que esteja disponível no Arquivo.pt, uma infraestrutura que permite pesquisar e aceder a páginas de internet arquivadas desde 1996. Atualmente, dispõe de mais de 52 milhões de ficheiros relacionados com projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D), para além de websites das mais diversas áreas. O principal foco é a preservação de toda informação publicada na internet para fins científicos e académicos.

No dia 8 de novembro, o Arquivo.pt comemora o seu 10.º aniversário com a realização da iniciativa “Arquivo.pt: Novas formas de viajar ao passado”. Esta atividade assinala o trabalho desenvolvido pelo Arquivo.pt, uma ferramenta que no futuro permitirá à sociedade entender como era o passado nesta época, cada vez mais digital e multimédia.

O programa do evento conta com sessões onde será possível explorar a trajetória do serviço e conhecer as várias experiências que estes dez anos trouxeram ao trabalho de preservação do património digital português. Entre os palestrantes, destaca-se a participação de José Pacheco Pereira, historiador, e de Lulien Masanès, da Internet Memory Foundation. Têm também lugar vários workshops e será ainda realizado o anúncio do lançamento do prémio Arquivo.pt 2018.

Inscrições para o evento aqui.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Seminário de Geometria e Física, por Ariel Pacetti (Universidade de Aveiro).

Fotografia do stand da Imprensa da ULisboa

A 95.ª Feira do Livro de Lisboa decorre de 04 a 22 de junho.

Earth Systems Seminar, por Luis Gimeno-Sotelo (CEAUL, ULisboa / EPhysLab, UVigo).

Mar

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Marinha e Aquacultura), por  João Noronha Gamito Trigo de Sousa.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por João Ramalho Pires (FCUL - LIP).

Seminário de Lógica Matemática, por Duarte Maia (University of Chicago).

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Fotografia de alimentos

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

Título "Jornadas Científicas ULisboa" e composição com os logótipos da ULisboa e da União Europeia

A edição de 2025 das Jornadas é dedicada ao tema "Universidade de Lisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Académicas Atrativas, Fortalecer Instituições".

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Páginas