Seminários de Doutoramento do Programa de Doutoramento Internacional em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

O Labirinto

Sala 6.2.50, FCUL, Lisboa

Apresentação por José Félix Costa, no âmbito dos Seminários de Doutoramento do Programa de Doutoramento Internacional em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade.

Neste seminário confronta-se o devaneio do labirinto, tal como descrito por Bachelard, com a solução científica do passeio labiríntico dada no século XIX, solução que foi, no entanto, ignorada pela obra literária dos séculos XIX, XX e pela já produzida no século XXI. Presente na literatura desde a Antiguidade, o conceito de labirinto preocupou filósofos, teólogos e matemáticos ao longo de 2500 anos. Do labirinto multicursal de Dédalo (da Eneida de Virgílio e das Metamorfoses de Ovídio, possivelmente da Ilíade de Homero e da Teogonia de Hesíodo) ao labirinto unicursal da Catedral de Chartres, da Divina Comédia de Dante e do Auto da Alma de Gil Vicente, do labirinto multicursal da Queste del Saint Graal de Albert Pauphilet (século XIII) ao labirinto de La biblioteca de Babel de Jorge Luis Borges e labirinto da consciência de Inception de Christopher Nolan, estabeleceram-se processos de crescimento individual que se desenrolam (que se desdobram) enquanto se caminha pelos meandros dos diversos labirintos enfrentando-se o si-mesmo – o verdadeiro Minotauro de Cnossos. (Teseu terá vencido a batalha no plano material, mas não a verdadeira batalha no plano psíquico.) Outro exemplos paradigmáticos de labirintos podem encontrar-se na literatura, inter alia nos romances The Woman in White de Wilkie Collins, Jane Eyre de Charlotte Brontë, Moby Dick de Herman Melville, Il Nome Della Rosa de Humberto Eco. Diz Bachelard que o labirinto é não mais que «Um sofrimento primário, um sofrimento da infância. Será um traumatismo de nascimento? Será, ao contrário, como acreditamos, um dos traços mais nítidos de um arcaísmo psíquico?»
Porém, damo-nos conta de que o labirinto que nos é familiar tem solução matemática simples, ignorada pelos autores. Mais, tem solução numa linguagem nova na Matemática do século XVIII, inesperadamente introduzida ad hoc por Leonhard Euler. Como é que um problema que tem solução matemática simples continua, na forma de problema insolúvel, a decorar o mundo da arte, da literatura e do cinema? É que atravessar o labirinto tornou-se uma metáfora de processos mentais e de aprendizagem dialética já descrita no Euthydemus de Platão, mas que não tem linguagem adequada na ciência contemporânea. A contradição é realçada por Bachelard quando diz que «… caminhar no bosque escuro ou na gruta tenebrosa, perder-se, estar perdido são situações típicas.

15h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Seminário do Departamento de Física de CIÊNCIAS ULisboa, por Pedro Ferreira (ISEL, CFTC/ FCUL, Lisboa).

Allie Hutchison (IDL): vou apresentar-me e também uma estratégia de comunicação provisória, mas gostaria de abrir a discussão para ouvir os comentários da comunidade.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Héctor Chang-Lara (Universidade de Coimbra).

Iconografia relacionada com a temática da energia

Inscreva-se até 15 de setembro e explore o que se segue em termos de tecnologias de armazenamento de energia e hidrogénio, num dia repleto de insights, intercâmbio e inspiração.

Logótipo do evento

O ponto de encontro nacional para todos os profissionais e estudantes que acreditam no futuro da reabilitação impulsionado pela tecnologia, inteligência artificial e inovação clínica.

De 13 a 18 de outubro, estudantes, investigadores e todos os interessados na área da saúde - em particular na Engenharia Biomédica - estão convidados a juntar-se a nós em CIÊNCIAS para uma semana repleta de workshops, palestras, masterclasses e muito mais.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 05 de outubro.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Paulo Teixeira (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Logótipo do programa

A Universidade de Lisboa dá mais um passo rumo à inclusão.

Cinco estudantes

O encontro visa capacitar Mentores e Tutores para o seu papel na integração de novos estudantes com diferentes necessidades.

Título/data/local do evento e fotografia de alimentos

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Fotografia de grupo dos participantes no 2.º Bootcamp IDEM Unite!, realizado na ULisboa

A sessão pretende dar a conhecer o projeto IDEM à comunidade académica de CIÊNCIAS, sobretudo aos estudantes, mas também fomentar o envolvimento de diferentes áreas da Faculdade na promoção de uma mobilidade mais acessível e representativa.

Logótipo C-Academy

Combinando teoria e prática, o curso prepara os alunos para compreenderem a infraestrutura digital moderna e aplicarem esses conhecimentos em cenários reais, com foco em arquiteturas robustas, deteção de erros e soluções para redes de alto desempenho - candidaturas até 08 de outubro.

Mão a segurar em globo de vidro

Este curso de formação acreditado convida educadores e outros interessados a aprofundar a sustentabilidade marinha, explorando ferramentas pedagógicas inovadoras e práticas concretas para inspirar a próxima geração - candidaturas até 28 de setembro.

CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2025

The event that celebrates the groundbreaking research and innovation developed at CIÊNCIAS returns for the 7th edition.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Susana Münch Miranda (NOVA-FCSH) e João Paulo Salvado (Universidade de Évora, CIDEHUS, IFFA).

O Centro Ciência Viva do Lousal será palco de uma visita especial integrada na 9.ª edição do MINEX Europe 2025, que decorre em Lisboa nos dias 21 e 22 de outubro, sob o tema “Made in Europe: Securing Critical Raw Materials for Sustainable Future”.

Formações "Constrói o teu canteiro - técnicas de ecoconstrução" e "Uma Horta Permanente - cultivo em permacultura".

Composição de imagens do planeta terra e da orla costeira

O curso tem como objetivo explorar os conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no papel do Conhecimento Geológico na promoção de práticas sustentáveis - candidaturas até 27 de setembro.

A ação de formação visa dar a conhecer globalmente os serviços da Biblioteca e iniciar os estudantes nos diversos recursos de informação disponibilizados.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 19 de outubro.

Título "Luís de Camões: 500 anos do nascimento"

A exposição, patente ao público de 30 de outubro a 15 de janeiro, reúne algumas das obras mais notáveis da camoniana de D. Manuel II, bem como outras peças emblemáticas do património histórico e cultural da Fundação Casa de Bragança.

Grupo de pessoas

As inscrições para a primeira Ação de Formação "Construindo Comunidades de Investigação" decorrem até 21 de setembro.

Astronauta, banhado pela luz solar, no meio de uma floresta

Um evento único, que reunirá estudantes de mestrado e doutoramento com investigadores e líderes da indústria de toda a Europa para uma experiência inesquecível.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 01 de novembro.

Páginas