Exploring the Atmosphere of Venus using a General Circulation Model

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

Por Gabriella Gilli (IA).

Abstract: The satellite Venus Express (2006-2015), together with the Japanese spacecraft Akatsuki (still in orbit) and ground-based campaigns, are unveiling our neighbor planet. At the same time, those new measurements put in evidence the complexity and the high variability of the Venus atmosphere, opening new scientific questions (e.g. how does the interplay of planetary and small-scale waves control the circulation features? which processes occur in the region between the retrograde super-rotating zonal flow and the day-to-night circulation? is the polar vortex a permanent feature of the Venus atmosphere?). Sophisticated theoretical tools such as General Circulation Models (GCM) are essential to explore specific physical processes, to interpret the measurements and to help building a consistent picture of spatial and temporal evolution of Venus atmosphere. In this talk, I will present some highlights from space observations of Venus atmosphere, and on-going work at the Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço (IA) in Lisbon, using a self-consistent Venus GCM (developed at the Laboratoire de Meteorologie Dynamque in Paris).

I will focus on the atmospheric layers above the clouds, a region difficult to sound and particularly challenging to be fully explained by current GCMs.​

Departamento de Física

Formação sobre gestão da ansiedade - inscrições a decorrer!

As sessões são online e realizam-se nos dias 01, 22 e 29 de outubro, 05 e 12 de novembro.

Título e data do evento, acompanhados do logótipo do cE3c e de uma fotografia de um morcego

O evento realiza-se online, via Zoom, nas tardes dos dias 1 e 2 de outubro de 2020.

Por Luís Pereira (Instituto Superior Técnico).

O Departamento de Informática promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Química e Bioquímica promove sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Estatística e Investigação Operacional promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Matemática promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

The Lisbon Circle will kick off this term. The reading group will meet fortnightly, on Wednesdays, from 14:00 to 16:00.

The reading for this term will be Ted Sider’s “The Tools of Metaphysics and the Metaphysics of Science”.

O Departamento de Geologia promove uma sessão de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

• Licenciatura em Geologia: anfiteatro 3.2.14 (edifício C3) | 17h00

O Departamento de Física promove três sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

Fotografia de Alunos de Ciências

A sessão de boas-vindas irá decorrer na sexta-feira, dia 09 de outubro, no Grande Auditório da Faculdade, localizado no edifício C3, piso 2. Contará com a presença de Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais está mais uma vez a organizar o Seminário cE3c I, que irá decorrer no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na Faculdade de Ciências.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.

A melhor Ciência faz-se em CIÊNCIAS!

An opportunity for faculty researchers to share their work with the in and out community. Spark your curiosity and your imagination.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.