Holism in a Computational Setting: The Case of Reconstructor

Anfiteatro da FCiências.ID e Videoconferência

Por Ariel Roffé (CEFHIC-UNQ-CONICET, University of Buenos Aires)

Transmissão através de Videoconferência (password: 804620)

Abstract

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products. Most “tests” of reconstructions (and thus, of the metatheories themselves) are carried out by eye, if at all. This talk has two main objectives. The first is to develop a systematic way of testing reconstructions (and metatheories indirectly, through them). The second is to discuss whether these tests resemble those of empirical theories. More specifically, I will show how to use a computer program called Reconstructor, programmed by myself, to carry out tests of formal reconstructions. I will also discuss the extent to which these tests are subject to the phenomenon of holism, by examining the wide variety of knowledge (both empirical and computational) that is presupposed by these procedures.

CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.