Girls in ICT @ Ciências.ULisboa

Alargar horizontes, mudar atitudes

Edifício C1, Piso 3, FCUL, Lisboa
DI-FCUL

O Girls in ICT Day é uma iniciativa de União Internacional das Telecomunicações, com o objetivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC).

Pelo terceiro ano consecutivo, o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DI Ciências ULisboa) associa-se a esta iniciativa, sob o lema “Alargar horizontes, mudar atitudes”.

Apesar das vantagens, das valências, das oportunidades e do uso crescente da tecnologia em todas as áreas da sociedade - o que torna ainda mais relevante a participação representativa da sociedade neste sector - muitas raparigas nem consideram a possibilidade de uma carreira em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O Girls in ICT @CienciasULisboa visa consciencializar e promover uma reflexão sobre as oportunidades de formação, carreira e realização pessoal e profissional nas TIC e Informática junto dos jovens, agentes educativos e sociedade.

Estas áreas são cada vez mais multidisciplinares e ambos os géneros têm um papel a desempenhar, pelo que todos são bem-vindos.

O programa inclui palestras, conversas com profissionais e estudantes e ainda workshops de programação. A sessão de abertura do evento, gratuito e que implica prévia inscrição, contará com a presença de Teresa Fragoso, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

14h00-17h00

Por Cristina Sernadas (Instituto Superior Técnico, CMAF-CIO, Universidade de Lisboa).

Por Pedro Soares (IDL/DEGGE - Faculdade de Ciências da ULisboa).

A ferramenta do astrólogo: a figura celeste ou mapa astrológico

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspetos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Por Carla Alegria (Post-Doc Researcher, cE3c - ESFE Group & UTI - INIAV).

Por Nuno Martins e Sara Freitas.

Por Pedro Ré (Faculdade de Ciências da ULisboa).

Logótipo do H2020

O GPPQ, em parceria com o IAPMEI e a Enterprise Europe Network (EEN-Portugal), irá organizar, na tarde do dia 24 de maio (14h00-17h30, c/ registo a partir das 13h30), uma sessão de informação dedicada às oportunidades de financiamento para as bioindústrias no âmbito da

Inês Silva Veríssimo defende a dissertação "Neuromodulation for Supporting Lower Limb Movement Rehabilitation".

Por Célia Borlido (Laboratoire J. A. Dieudonné, CNRS, Université Côte d'Azur).

Por Marco Dozzi (Institut Elie Cartan de Lorraine, Nancy, França).

O que fazer depois de concluída a licenciatura em Geologia?

Reunião de divulgação dos Mestrados e Pós-Graduações de Geologia, disponíveis no ano letivo de 2018/19.

Os desertos e as ourelas do Mar: uma carta atlântica portuguesa do século XVI da Biblioteca Centrale della Regione Siciliana

Por André Ferrand Almeida (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Uma exposição interativa multissensorial

Esta exposição consiste num conjunto de experiências sensoriais, cognitivas e emocionais que têm por objetivo sensibilizar o público para as especificidades das necessidades educativas especiais.

Por Filipa Soares (ISEL-IPL, CEMAT-Ciências).

Habitar noutros Planetas

Por Pedro Machado (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

A iniciativa, a decorrer nos dias 28 e 29 de maio, visa promover a estratégia espacial Portuguesa - Portugal Space 2030 - e as iniciativas que lhe estão associadas, com ênfase na cooperação internacional e na mobilização de importantes atore

Por Patricia Pérez García (Department of Biology, Faculty of Marine and Environmental Sciences, University of Cádiz, Spain).

A formação das coleções zoológicas vivas reais em Portugal durante o século XVIII: Resultados da Pesquisa de Tese

Estes seminários destinam-se à apresentação e discussão de estudos de caso em história de cultura material e coleções científicas, museus universitários e património científico em geral.

Por Juan Pablo Yanez.

Evento coordenado por Olga Pombo e Isabel Serra, com o seguinte programa:

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Phylogeography is one of the recent scientific areas emergent from the dissemination of highthrouput technologies of sequencing starting in the 90’s of the XXth century, with the consequent development of intra-specific genetic variance analysis and its geographic distribution.

Logótipo da 6.ª edição do FCUL Rally Pro

O FCUL Rally Pro é um concurso de programação dirigido aos alunos do secundário e visa promover a prática e o gosto pela programação. O concurso está organizado como um rally, no qual a resolução de um problema fornece pistas para o prob