Girls in ICT @ Ciências.ULisboa

Alargar horizontes, mudar atitudes

Edifício C1, Piso 3, FCUL, Lisboa
DI-FCUL

O Girls in ICT Day é uma iniciativa de União Internacional das Telecomunicações, com o objetivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC).

Pelo terceiro ano consecutivo, o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DI Ciências ULisboa) associa-se a esta iniciativa, sob o lema “Alargar horizontes, mudar atitudes”.

Apesar das vantagens, das valências, das oportunidades e do uso crescente da tecnologia em todas as áreas da sociedade - o que torna ainda mais relevante a participação representativa da sociedade neste sector - muitas raparigas nem consideram a possibilidade de uma carreira em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O Girls in ICT @CienciasULisboa visa consciencializar e promover uma reflexão sobre as oportunidades de formação, carreira e realização pessoal e profissional nas TIC e Informática junto dos jovens, agentes educativos e sociedade.

Estas áreas são cada vez mais multidisciplinares e ambos os géneros têm um papel a desempenhar, pelo que todos são bem-vindos.

O programa inclui palestras, conversas com profissionais e estudantes e ainda workshops de programação. A sessão de abertura do evento, gratuito e que implica prévia inscrição, contará com a presença de Teresa Fragoso, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

14h00-17h00

Por Daniel Galaviz (Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).

O objetivo deste evento é dar a conhecer a toda a comunidade de Ciências os serviços disponibilizados pela unidade de serviço Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno.

Por Mikael Calner (Department of Geology, Lund University, Sweden).

Por Irantzu Barrio (DMAEIO, Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea).

60 Minutos de Ciência "Poliedros, cristais e... vírus?"

Por Suzana Nápoles (Departamento de Matemática / Ciências ULisboa).

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Por Andrei Zviagin (Voronezh State University, Russia).

Por Sara Magalhães (Assistant Professor, Evolutionary Ecology Group - cE3c).

Latitudes planetárias no "Almagesto" de Ptolomeu

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

V Feira da Matemática

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência recebe mais uma edição da Feira da Matemática!

As inscrições para o 1.º Curso de Mergulho SDI Open Water Diver (OWD) NMC-FCUL 2018/19 decorrem de 28 de setembro a 12 de outubro de 2018.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

Por Fernando Ferreira (Universidade de Lisboa).

Mesa-retangular com alunos do Departamento de Matemática, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada.

Moderador: Luís Simão (3.º ano, Matemática).

Semana Internacional de Acesso Aberto

A Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) irá decorrer de 22 a 28 de outubro de 2018, enquadrando-se numa iniciativa internacional que tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento, promovida pela SPARC (Scholarly Publi

Fernando Correia da Silva defende a dissertação "Option pricing under jump-diffusion processes: calibration to the bitcoin options market".

Carla da Costa Tavares defende a dissertação "Options in Managerial Compensation".

Por Fátima Silva Leite (Universidade de Coimbra).

Susana dos Santos Buinhas defende a dissertação "Assistente Virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2".

Ciclo de Palestras do GAPsi

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

O programa é composto pelas seguintes atividades:

As provas, requeridas por António Eduardo Nascimento Ferreira, decorrem nos dias 05 e 06 de novembro de 2018.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.