Solid Earth Seminars

Why are some minerals shortening the lifetime of large constructions?

Sala 6.2.46, FCUL, Lisboa

Por Isabel Fernandes (IDL - Instituto Dom Luiz).

Abstract: Modern-day concrete is the most widely applied building material, with global production exceeding 9.5 billion cubic metres, or about 22 billion tonnes. The manufacture of concrete includes the binder (cement), aggregates (mainly rocks and natural sand, forming about three-quarter of the volume of concrete), water and possible additives. Although very versatile and durable, in the early 1900s, it was recognized that concrete can deteriorate and in consequence, compromise the durability and good functioning of the structures. From the many different damage mechanisms that can originate the deterioration of concrete, alkali–silica reaction (ASR) is the one that involves the contribution of some minerals present in the aggregate particles, due to the dissolution of silica in the alkaline solution of concrete at pH of about 12-13. The most evident manifestations of deleterious ASR in a concrete structure comprise concrete cracking, displacement of structural members, pop-outs and the presence of gel in fractures, or associated with aggregate particles within the concrete. The most vulnerable parts of a concrete structure are those exposed to a warm and humid environment. Field experience indicates that concrete exposed to repeated drying and wetting cycles is more likely to develop expansion because of ASR than concrete stored with uniform moisture content. In Portugal, some dozens of structures have been identified with ASR but just one has already been demolished and replaced by a new one. In this presentation, some aspects of the ASR are going to be discussed. The occurrence of delayed ettringite formation will also be presented as it is very often associated with ASR.

13h00
IDL - Instituto Dom Luiz
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.