Solid Earth Seminars

Why are some minerals shortening the lifetime of large constructions?

Sala 6.2.46, FCUL, Lisboa

Por Isabel Fernandes (IDL - Instituto Dom Luiz).

Abstract: Modern-day concrete is the most widely applied building material, with global production exceeding 9.5 billion cubic metres, or about 22 billion tonnes. The manufacture of concrete includes the binder (cement), aggregates (mainly rocks and natural sand, forming about three-quarter of the volume of concrete), water and possible additives. Although very versatile and durable, in the early 1900s, it was recognized that concrete can deteriorate and in consequence, compromise the durability and good functioning of the structures. From the many different damage mechanisms that can originate the deterioration of concrete, alkali–silica reaction (ASR) is the one that involves the contribution of some minerals present in the aggregate particles, due to the dissolution of silica in the alkaline solution of concrete at pH of about 12-13. The most evident manifestations of deleterious ASR in a concrete structure comprise concrete cracking, displacement of structural members, pop-outs and the presence of gel in fractures, or associated with aggregate particles within the concrete. The most vulnerable parts of a concrete structure are those exposed to a warm and humid environment. Field experience indicates that concrete exposed to repeated drying and wetting cycles is more likely to develop expansion because of ASR than concrete stored with uniform moisture content. In Portugal, some dozens of structures have been identified with ASR but just one has already been demolished and replaced by a new one. In this presentation, some aspects of the ASR are going to be discussed. The occurrence of delayed ettringite formation will also be presented as it is very often associated with ASR.

13h00
IDL - Instituto Dom Luiz

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

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