Talks@DI

Programming languages, Parallelization and Machine Learning

Sala 6.3.38, FCUL, Lisboa

Alcides Fonseca
DI/FCUL

Abstract: Moore's law is now being observed thanks to the increase in the number of processor cores while the CPU frequency has become stagnant. This trend crosses the whole spectrum of computer, from tiny IoT devices and smart-phones to high-end servers with GPUs and accelerators. In order to make use of these architectures, programs must be parallel.
Programming languages are sequential in their nature, which makes the task of writing parallel programs more difficult. Two approaches to generate parallel programs are automatic parallelization of sequential code and the usage of parallel-by-default programming languages. In both cases, parallelism is automatically extracted from the program, which may or may not result in speedups.
There are many decisions in the parallelization process that have impact on the performance of programs. One of the most important is task granularity: should a program be made of few coarse tasks or several tiny tasks with a better load balancing and a more expensive scheduling overhead.
We have proposed different algorithms to control task granularity at either compile time or execution time, with no algorithm being better than the others in all benchmark programs. In order to handle the No Free Lunch Theorem in granularity control, we have used Machine Learning to suggest a granularity control mechanism for a given program, given its features.
Finally, this talk will cover future work, mainly extending programming languages, through the usage of dependent types, with information that will improve the performance of parallel programs.

Short Bio: Alcides Fonseca is an Invited Assistant Professor at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon. Previously he was with the University of Coimbra, with a short visit to Carnegie Mellon University. His PhD thesis concerned the control of granularity in automatic parallelized programs. His main interests are Programming Languages, Compilers, Parallel Programming.

14h00
Departamento de Informática
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.