PORTWIMS Seminar

Quantifying Phytoplankton Diversity from Space

Sala 2.2.12, Ciências ULisboa
Fotografia de navio de exploração polar
Imagem disponível no sítio https://www.portwims.org/

Por Astrid Bracher (PHYTOOPTICS Group, Alfred-Wegener-Institute Helmholtz Center for Polar and Marine Research & Institute of Environmental Physics at the University of Bremen).

Different types of phytoplankton dominate the ocean biomes and by that drive differently the marine food web, the biogeochemical cycling in the ocean and exchange mechanisms with the atmosphere. Differences in morphology, size and pigmentation among various phytoplankton taxonomic groups impact their light absorption and scattering properties which modifies the color of the ocean. Optical satellite remote sensing enables the detection of backscattered sunlight emanating from the water surface (so-called ocean color). The remote-sensing products provide synoptic coverage of surface waters at global scale, and with a spatial coverage impossible from in-situ sampling. In this presentation different methods to quantify major phytoplankton groups of the global ocean are explained and examples of their application for assessing their phenology are given.

PORTWIMS - Portugal Twinning for Innovation and Excellence in Marine Science and Earth Observation
Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Neuroscience and Neuromodeling Seminar, por Athanasios Vourvopoulos (LaSEEB, ISR, IST-ULisboa).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Logótipo do evento

The main goal of this annual conference is to expose students, engineers, scientists and the overall academic and scientific communities to the greatest recent advances in the fields of Technology, Health and Biomedical Engineering taking place in some of the most prestigious research institutions.

Banner do evento

Visionamento do filme "A Febre das Partículas", seguido de debate.

Seminário no âmbito da unidade curricular “Impacto Ambiental e Análise de Ciclo de Vida”, por Paulo Silva (Valorpneu).

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Daniel Passos

(CFTC, Lisbon University).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por James Ladyman (University of Bristol).

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.