Pós-Graduação em Ciências, Gestão e Inovação no Mar

Costa marítima
Octávio Pinto

A Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa promovem a economia e o empreendedorismo azul

Logótipos das entidades promotoras

A nova economia do oceano e o crescimento azul, no contexto da União Europeia e da respetiva Estratégia Marítima, criaram uma oportunidade de desenvolvimento económico e emprego, que obrigam a novos desafios, no contexto da Década da Ciência dos Oceanos para a Sustentabilidade, declarada pelas Nações Unidas. As expectativas de crescimento económico e as novas carreiras azuis, implicam que, na sua base, haja uma sólida formação multidisciplinar e conhecimento, do direito às ciências do mar, da gestão ao empreendedorismo e inovação, baseada também em casos de estudo reais. Conscientes desta necessidade de várias áreas do saber e conhecimento na nova economia azul, a Universidade Católica e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, decidiram criar um curso internacional de pós-graduação designado “Ciências, Gestão e Inovação no Mar / Sea Science and Business Innovation”, contendo uma parte curricular que abrange o Direito e Politicas do Mar, as Ciências, nomeadamente Ordenamento e avaliação ambiental do meio marinho, Biotecnologia, Aquacultura, Energias e Recursos Minerais e uma última componente presencial de formação para o empreendedorismo. O curso, é lecionado em inglês por via remota (zoom) na sua componente teórica e termina com formação para o empreendedorismo azul (bootcamp) presencial de 1 semana, no qual os formandos terão a oportunidade de desenvolver um projeto inovador de empreendedorismo a apresentar em hackaton final, em Lisboa, numa das instituições promotoras.

Quem se pode candidatar? detentores de grau de licenciado ou mestre de todas as áreas.

Quando se pode candidatar? de 12 de abril a 04 de maio de 2023.

Quando ocorre? a edição de 2023 vai decorrer de 15 de maio a 14 de julho. As aulas da componente teórica decorrem em horário pós-laboral entre as 17h30 min e as 20h20 min. A componente presencial de empreendedorismo decorrerá entre 10 e 14 de julho.

Quantos alunos são admitidos? O curso admite um máximo de 20 alunos.

Qual o preço? O curso é gratuito.

Programa do curso disponível aqui.

Candidaturas

 


 

The Portuguese Catholic University and Faculty of Sciences of the University of Lisbon promote the blue economy and entrepreneurship

Logótipos das entidades promotoras

The new ocean economy and the blue growth, in the context of the European Union and the Maritime Strategy, have created an opportunity for economic development and employment, and new challenges in the context of the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainability. The expectations of economic blue growth and the new blue careers, imply that, at its base, there is a solid multidisciplinary training and knowledge, from maritime law to marine sciences, from management to entrepreneurship and innovation, based also on real case studies. Aware of this need for various areas of knowledge and expertise in the new blue economy, the Catholic University and the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, decided to create an international post-graduate course called "Sea Science and Business Innovation", containing a curricular part that covers Law and Policies of the Sea, Sciences, namely Maritime spatial planning and environmental assessment, Biotechnology, Aquaculture, Energies and Mineral Resources and a last component dedicated to training for entrepreneurship. The course is taught remotely (zoom) in English and ends with a 1 week presential training for blue entrepreneurship (bootcamp), in which trainees will have the opportunity to develop an innovative project of entrepreneurship to be presented in a final hackathon, in Lisbon at one of the promoting institutions.

Who can apply? holders of a bachelor's or master's degree in all areas.

When to apply? from 12 April until 04 May 2023.

When it takes place? the 2023 edition will take place from 15 May to 14 July. Classes of the theoretical component take place in after-labor hours between 5:30 pm and 8:20 pm. The presidential entrepreneurship bootcamp will take place between 10 and 14 July.

How many students are admitted? The course admits a maximum of 20 students.

How much it costs? The course is free of charge.

Sinopsys available here.

Applications

Representação do Edifício C8 de Ciências ULisboa

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Diogo Pinto (Department of Physics, University of Oxford, UK).

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Seminário de Lógica Matemática, por Imme van den Berg (CIMA, University of Évora).

Título/data/local do evento e fotografia de escadas rolantes

Conferência da redeMOV, por Francisco Coelho Plácido.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Josh Klein (University of Pennsylvania).

Colóquio de Matemática, por Ana Rita Pires (University of Edinburgh).

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Física de altas energias

workshop é destinado a estudantes e investigadores em inicio de carreira que tenham interesse na aplicação de técnicas de machine learning à física de altas energias, com especial referência às experiências do LHC no CERN.

Logótipo da Unite! e fotografia de três estudantes

2nd Unite!-Ed Future Conference.

A Academia das Ciências de Lisboa e o Seminário de Jovens Cientistas celebram a Matemática no panorama científico nacional e em sua relação com a sociedade.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Cardume

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ana Machado (IPMA, Lisboa, Portugal).

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra o segundo aniversário da Horta Solar, um projeto pioneiro que alia a produção de alimentos à geração de energia limpa.

Logótipo C-Academy

2.ª edição do curso, com candidaturas até 17 de março.

Representação de folhas de árvores

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Adotar boas medidas e práticas de Cibersegurança é fundamental nos dias de hoje, para qualquer empresa, para proteger a integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados sensíveis e pessoais, reduzindo o risco de ataques e fraudes.

Título/data/local do evento e representação de floresta

Esta é a altura certa para fazer os últimos preparativos para uma agrofloresta viçosa e produtiva que nos dará fruta, biodiversidade e sombra nos meses mais quentes.

Logótipo da Semana da Sustentabilidade

O foco da da SDS’25 é abrir espaço à reflexão sobre como as nossas ações, hoje, poderão influenciar o amanhã, sendo, assim, o lema desta Edição “Pelo Futuro, o Amanhã começa Hoje“.

Curso creditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Secundário dos grupos 500 e 550, com candidaturas até 25 de março.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

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