Conferência sobre alterações climáticas

Faculdade de Ciências da U. Porto (com transmissão via Zoom)

As alterações climáticas afetam milhões de cidadãos à escala planetária. Fenómenos extremos são cada vez mais frequentes, como são prova as chuvas torrenciais, inundações, os períodos de seca prolongada e outros, que provocam efeitos devastadores cujas vitimas são sobretudo as populações mais vulneráveis, em várias zonas do globo.

A comunidade científica, que há vários anos estuda causas e efeitos, não tem ainda um consenso sobre causas, embora os efeitos aparentemente ninguém os nega.

Uma coisa é certa: agir é urgente, sobretudo a nível político e socioecónomico. A comunidade científica poderá e deverá ter um papel determinante na definição de políticas que garantam um planeta e uma economia sustentáveis para as gerações futuras.

Neste contexto a Casa das Ciências e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto organizam conjuntamente uma conferência sobre alterações climáticas.

As palestras destinam-se a todo o público interessado, sendo acessíveis a alunos (e obviamente a professores) de ensino secundário e superior.

Filipe Duarte Santos (Ciências ULisboa) é um dos oradores (palestra O desafio das alterações climáticas no século XXI e seguintes).

Transmissão via Zoom.

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.