Formações Unite! sobre ciência aberta e gestão de dados de investigação

Logótipo da Unite! e fotografia de três investigadores

Quer seja um investigador experiente ou esteja apenas a começar, estes webinars e eventos de formação oferecem oportunidades valiosas para reavaliar formas de trabalho, aprender coisas novas e atualizar conhecimento.

Com o objetivo de ser um motor europeu da ciência aberta e da inovação, a aliança Unite! promove competências de ciência aberta nas universidades parceiras.

Os webinars são gratuitos, abertos a todos e não requerem conhecimentos prévios sobre o assunto, exceto quando indicado em contrário.

Os novos tópicos deste outono incluem os seguintes temas:

  • IA e Trabalho de Investigação
  • Recursos Educativos Abertos
  • Tendências Atuais na Publicação Académica: Revistas de Acesso Aberto "Diamond" e a Taxonomia de Funções do Contribuinte CRediT
  • Recolha e Utilização de Dados de Mapeamento Participativo na Investigação Urbana

A Rede de Gestão de Dados de Investigação da Universidade de Aalto e os Agentes de Dados organizam uma série de formações gratuitas em webinars sobre gestão de dados de investigação e ciência aberta para todos e convidam investigadores, estudantes e pessoal não-docente das universidades da Unite! a participar. Os Agentes de Dados de Aalto são um grupo de funcionários da Universidade de Aalto orientados para a investigação que apoiam investigadores e estudantes em questões relacionadas com a gestão de dados de investigação. No ano letivo passado, a série de formação atraiu cerca de 2.000 inscrições. Os novos tópicos para o outono de 2023 incluem Trabalho de investigação e IA, recolha e utilização de dados de mapeamento participativo na investigação urbana e recursos educativos abertos.

Mais informações / Inscrições

Lisbon AI Seminar, por Luís Correia (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Mattia Petrolo (CFCUL/GI1).

Mesa-redonda com a participação de João Neto (Museu da Farmácia), Marta Lourenço, Miquel Carandell Baruzzi (Universitat Autònoma de Barcelona) e Beatriz Medori (CIUHCT).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Rui Santos (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia (Especialidade de Ecologia), por Sara Raquel da Costa Bento.

NLX Journal Club, por António Branco.

Título, local e data do evento, acompanhados de logótipos do Horizon 2020 e União Europeia

TWIN2PIPSA Workshop - register now!

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Georgios Skretas (Institute for Bio-innovation, Biomedical Sciences Research Center "Alexander Fleming", Vari, Greece / Institute of Chemical Biology, National Hellenic Research Foundation, Athens, Greece).

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística, por Rita Gaio (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística, por Rui Martins (CEAUL and Department of Statistics and Operations Research, University of Lisbon).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Daniela M. Godinho (IBEB, FCUL).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e imagens de mapas antigos

Henrique Leitão (Ciências ULisboa) participa na mesa-redonda "Lugares da Globalização - Perspetivas de Futuro”.

As bicicletas serão reparadas pelos mecânicos da CiclOficina, sendo posteriormente oferecidas a uma instituição a designar.

Seminário no âmbito da unidade curricular "Desafios e Perspetivas Emergentes em Geologia", por António Mateus (DG-FCUL / IDL).

Título/local/data do evento e logótipo do LIP e entidades associadas à iniciativa

Uma viagem em que os visitantes irão conhecer o LIP e os lugares para onde viajamos diariamente no nosso trabalho.

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Andreas Seeger (University of Wisconsin-Madison).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Andreas Bender (Department of Statistics at LMU Munich and Senior Consultant at the Statistical Consulting Unit - StaBLab).

Seminário por Salit Kark & Noam Levin (University of Queensland, AU).

Cartaz do evento

A 36.ª edição da feira terá um programa cultural dedicado ao tema “Os Minerais e a Transição Energética”.

Seminário E3GLOBAL, por Marta Macedo (IHC - NOVA FCSH/ IN2PAST).

Seminários em Recursos Naturais Vegetais, por Luís BonifácioJorge Faria (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

Oficina de Introdução à Estacaria.

Título/data do evento e fotografia da oradora

Masterclass com a presença de Teresa Vieira, que irá elucidar os vários passos de criar uma empresa.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Jesús Gómez-Gardeñes (University of Zaragoza, Spain).

Título/data do evento e pormenor da exposição

Inez Wijnhorst (autora), Henrique Leitão e Pedro Freitas (curador) exploram a exposição "Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst".

Páginas