Formações Unite! sobre ciência aberta e gestão de dados de investigação

Logótipo da Unite! e fotografia de três investigadores

Quer seja um investigador experiente ou esteja apenas a começar, estes webinars e eventos de formação oferecem oportunidades valiosas para reavaliar formas de trabalho, aprender coisas novas e atualizar conhecimento.

Com o objetivo de ser um motor europeu da ciência aberta e da inovação, a aliança Unite! promove competências de ciência aberta nas universidades parceiras.

Os webinars são gratuitos, abertos a todos e não requerem conhecimentos prévios sobre o assunto, exceto quando indicado em contrário.

Os novos tópicos deste outono incluem os seguintes temas:

• IA e Trabalho de Investigação
  • Recursos Educativos Abertos
  • Tendências Atuais na Publicação Académica: Revistas de Acesso Aberto "Diamond" e a Taxonomia de Funções do Contribuinte CRediT
  • Recolha e Utilização de Dados de Mapeamento Participativo na Investigação Urbana

A Rede de Gestão de Dados de Investigação da Universidade de Aalto e os Agentes de Dados organizam uma série de formações gratuitas em webinars sobre gestão de dados de investigação e ciência aberta para todos e convidam investigadores, estudantes e pessoal não-docente das universidades da Unite! a participar. Os Agentes de Dados de Aalto são um grupo de funcionários da Universidade de Aalto orientados para a investigação que apoiam investigadores e estudantes em questões relacionadas com a gestão de dados de investigação. No ano letivo passado, a série de formação atraiu cerca de 2.000 inscrições. Os novos tópicos para o outono de 2023 incluem Trabalho de investigação e IA, recolha e utilização de dados de mapeamento participativo na investigação urbana e recursos educativos abertos.

Mais informações / Inscrições

Geometry and Physics Seminar, por Mahir Bilen Can (Tulane Univ, USA).

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.