Conferência

On the nature of variation: random, biased and directional

Anfiteatro da FFCUL, Lisboa

Adaptationism, i.e. the claim that natural selection provides a sufficient explanation for the evolution of most traits, pervades all aspects of biological thinking. The underlying assumption supporting adaptationism is that variation is somehow random, namely, that it is neither biased nor directional. This conference aims to provide an interdisciplinary context for uncovering and critically evaluating the rationale behind the hypothesis of variation randomness in the light of new developments in the evolutionary sciences (e.g., from the impact of instructive mutations in prokaryotes - CRISPR-Cas -, to mutation-biased divergence in molecular sequences, to the likely role of developmental biases in phenotypic divergence). Why was variation characterised as random in the first place? And what would be the case if either mutational or developmental biases were to impinge on the evolutionary process?

Call for Abstracts (Deadline for submission: 15th July 2017): The present call for abstracts is directed to philosophers of biology, philosophers of science, historians of biology, evolutionary and theoretical biologists. The aim of the conference is to provide an interdisciplinary context for evaluating the historical, empirical and theoretical dimensions of the debate concerning the nature of variation and the proper role for variation in evolutionary explanations, how the debate has unfolded and how it shapes current evolutionary thinking in the life sciences.

Invited speakers: Eva Boon (Technische Universiteit Eindhoven, Holland), Pietro Corsi (University of Oxford, UK and EHESS, Paris, France), Leonore Fleming (Utica College, USA), Philippe Huneman (IHPST; CNRS/ Université Paris 1 Sorbonne), Gerd Müller (Universität Wien, Austria), Sahotra Sarkar (University of Texas at Austin, USA and Presidency University, Kolkata, India), Arlin Stoltzfus (Institute for Bioscience and Biotechnology Research, NIST, USA).

03 e 04 de outubro 2017 | 09h45-18h30

Importante: Inscrição gratuita, mas obrigatória - sdmarco@ciencias.ulisboa.pt

Programa |  Abstracts

CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa /
CFCUL

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Pedro Guilherme Antunes Lopes da Silva Nicolau defende a dissertação "Estimating the spatio-temporal variation of bird phenology using citizen science data".

Tipo de Evento Passeios Científicos

Público Alvo Público em Geral

Há mais de 3800 anos que a Matemática fornece ferramentas que eventualmente permitiram descobrir a forma do mundo em que vivemos, que ajudaram a explorar outros mundos do nosso sistema solar e, mais recentemente, mundos noutros sistemas planetários.

O principal objetivo desta iniciativa é a promoção da vertente internacional da FCUL através da divulgação dos Programas de Mobilidade internacional junto da comunidade discente.

Por M. Tasinkevych (CFTC / FCUL).

André Filipe da Costa Marques defende a dissertação "Desafios na previsão de séries temporais financeiras: o caso da taxa de câmbio EUR/USD".

Por João Careto (IDL - FCUL).

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou a sua vida.

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Carlos Moreiradefende a dissertação "Kessel Run: exploring cooperative behaviours in a multiplayer BCI game".

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

O GPPQ vai organizar na tarde do dia 22 de novembro em Lisboa uma sessão de informação e debate para a divulgação das oportunidades de financiamento de I&I nos concursos 2018-2020 do Desafio Societal da Bioeconomia (DS2).

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Público em Geral

O professor Henrique Leitão, doutorado em Física Teórica, professor e investigador na FCUL, irá responder a questões como: porque é que e como é que apareceu a Universidade? O que é a Universidade? O que se espera da Universidade e dos estudantes universitários?

Por Dr. Kenneth F Rijsdijk (Assistant Professor at the Biogeography and MacroEcology, BIOMAC, Research Group of the Institute for Biodiversity and Ecosystem Dynamics, University of Amsterdam)

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Miguel Cortes Rodrigues defende o trabalho de projeto "Fatores determinantes do rating soberano português".

A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as Ciências da Vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

Emanuele Frittaion
CMAFCIO, Universidade de Lisboa