[Transformar: do latim transformare, “fazer mudar de forma, de aspeto”. Trans – através – e formare – dar forma]
De Bragança a Lisboa já não são nove horas de distância como cantavam os Xutos & Pontapés no final dos anos 1980, mas o túnel que trespassa a serra e encurtou a viagem, não levou a uma aproximação plena do território além Marão. A travessia de montes, vales e planaltos para chegar ao extremo nordeste de Portugal continental (ou para de lá sair) continua a parecer mais difícil do que transpor a fronteira para terras espanholas.
É precisamente na capital brigantina, que de tão inalcançável se torna mais apetecível, que a comunidade do Congresso SciComPt 2023 se vai retirar para se poder expandir. Numa cidade que é tantas vezes obrigada a ultrapassar obstáculos, queremos também nós encurtar as distâncias e quebrar as fronteiras artificiais entre as várias áreas do conhecimento, da comunicação e das artes. O objetivo é promover um encontro transversal, transparente e transformador das práticas dos comunicadores de ciência.
Com o congresso Transformar queremos ir “além de”, dar forma, modelar e recriar. Não queremos fazer desta transformação uma metamorfose completa, como a lagarta que se transfigura em borboleta, mas uma construção sobre o que já alcançámos, explorando caminhos diferentes, acolhendo novos intervenientes e misturando ingredientes de distintas receitas.
As comissões Organizadora e Científica do evento contam com a participação de vários membros de Ciências ULisboa.