![](https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/styles/destaque/public/destaque-dia-ciencias-2016.jpg?itok=9nkWA7Rl)
Cerimónia comemorativa do 105.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
14h00 Início da receção dos convidados
14h45 Boas-vindas pelo Diretor
15h00 Duo de Guitarras César Silva / Fernando N. Lobo (saber +)
Carlos Seixas (1704-1742)
Sonata nº 11 Allegro e Minuetto
Sonata nº 50 Allegro
Astor Piazzolla (1921-1992)
Tango Suite Tango 1
Tango 2
Tango 3
15h25 Homenagens a Estudantes e Pessoal de Ciências
- Prémio Esri Portugal
- Prémio Fundação Jacqueline Dias de Sousa
- Prémios Accenture
- Prémios Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Prémios de Mérito Académico
- Prémios Caixa Geral de Depósitos
- Pessoal com 25 anos de exercício de funções na Faculdade em 2015
- Quem Chegou, Quem Mudou, Quem Saiu
16h15 “Primeiras impressões” de Carla Alexandra Monteiro da Silva
16h25 Concurso de Fotografia 2016
16h30 Intervenção do Presidente da Direção da AEFCL
16h35 Atuação da Vicentuna e lanche com o tradicional bolo de aniversário oferecido pela Associação de Trabalhadores da Faculdade de Ciências
Duo César Siva & Fernando N. Lobo
Breve Apresentação
O Duo de Guitarras César Silva (1976) / Fernando N. Lobo (1974), tem vindo a trabalhar em colaboração com a compositora Sandra Ferreira na transcrição de obras do compositor português Carlos Seixas (1704 -1742).
Estas composições do período barroco, originalmente compostas para cravo, são, por um lado, parte importante do património musical português; por outro, na sua versão transcrita para duo de guitarras, são um contributo igualmente relevante para o acervo musical deste instrumento.
Tendo-se iniciado formalmente em 2014, este duo pode ser entendido como corolário de um percurso iniciado ainda no Conservatório Nacional, onde ambos os guitarristas estudaram na classe do professor José Diniz. Nos anos seguintes concluíram a licenciatura em instrumento na Escola Superior de Música em Lisboa, ambos na classe de guitarra do professor Piñero Nagy.
Apresentaram-se várias vezes em concerto, a solo e integrando outras formações de câmara, tendo obtido algumas distinções, como, por exemplo, o Primeiro Prémio no Concurso da Juventude Musical Portuguesa, obtido por César Silva (em 1995), guitarrista que, mais tarde, integrando um duo com o flautísta Nuno Inácio, estreou a peça de Fernando N. Lobo, sob o título: “Acto Espontâneo”, distinguida com o Prémio Revelação para a categoria de Música Erudita, pela Sociedade Portuguesa de Autores (em 2000). O percurso de ambos os guitarristas deste duo passou também pelo ensino do instrumento em Conservatórios e Academias e em cursos intensivos, nomeadamente no Curso de Aperfeiçoamento Musical para Guitarra e Harpa, no Convento de Cristo em Tomar (2013) e no Curso (Masterclass), organizado pelo Conservatório Regional de Setúbal (2016).