
Algures...
"Ouvi dizer que podemos visitar CIÊNCIAS um dia destes, que estão de portas abertas à nossa espera... que vão ter um Dia Aberto."
— "Mas vais lá fazer o quê? Ver as vistas? Ouvir umas palestras chatas, sentado, à espera de adormecer?"
"Não...! Tenho ouvido dizer que em CIÊNCIAS os professores e os alunos são curiosos, entusiastas, e que gostam de ensinar. Que estão lá alguns dos melhores cientistas do Mundo... Não posso perder a oportunidade de ver se isso é verdade e meter conversa com todas as pessoas que conseguir..."
Em CIÊNCIAS...
Olho à minha volta... O que quero que os mais novos conheçam acerca de nós (e da ciência)? O que conhecemos acerca de nós próprios?
O óbvio: a paixão de toda a nossa comunidade pela ciência e pelo que ela faz pela Humanidade; o entusiasmo pela sua partilha; o saber que ela é transformadora, informativa, crítica, criando cidadãos mais comprometidos. O menos óbvio: que todos os dias fazemos surgir nos olhos de alguém o fascínio pela ciência; que contribuímos para decisões cientificamente informadas num Mundo que precisa de pragmatismo; que o ensino da ciência é um objetivo fundamental para uma sociedade evoluída e equilibrada.
O Dia Aberto da Faculdade de Ciências ULisboa é uma oportunidade única para mudar a vida dos que nos visitam. O melhor de tudo: podemos fazê-lo ensinando o que mais gostamos de fazer – e isso é um privilégio inigualável.
Este ano, o Dia Aberto muda de formato, e vai acolher um número significativamente maior de visitantes. Pela primeira vez tem um website dedicado que pode e deve ser utilizado por todos. Estas mudanças não poderiam ser alcançadas sem a ajuda e a participação comprometida de toda a escola e refletem, por isso, um compromisso de toda a comunidade.
O seu objetivo é o mesmo de sempre – trazer um cada vez maior número de jovens para aprender sobre ciência, sobre como fazer ciência, mas principalmente para experimentar na primeira pessoa o ambiente académico ímpar que podem viver em CIÊNCIAS. Este é por isso um dia de enorme importância para a nossa Escola, e por nosso intermédio, para toda a sociedade, que confia em nós há mais de 100 anos e é personificada em cada um daqueles que acolheremos.
É por isso nosso dever, mas também, relembro, nosso grande privilégio, dar o melhor de nós para partilhar o que sabemos com quem nos visitará. Acolher estes visitantes em CIÊNCIAS é, em certa medida, o mesmo que ter amigos em nossa casa; amigos a quem contamos o que de mais importante se passou recentemente e a quem confiamos os nossos conselhos.
Por isso, se no Dia Aberto da Faculdade de Ciências ULisboa as nossas portas estarão novamente abertas, só teremos o impacto que todos desejamos se conseguirmos também abrir os nossos corações. Se assim for, todos os que acolheremos partirão com um brilho especial nos olhos, com a sensação de que viveram algo especial, e com a certeza de que descobriram que sem ciência não há futuro.
Pedro Almeida
Subdiretor de CIÊNCIAS para a Comunicação e Relações Externas