Bem-vindo ao Departamento de Ciências da Terra e Energia (DCTE)
Bem-vindo ao Departamento de Ciências da Terra e Energia (DCTE) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma comunidade académica diversificada de estudantes, docentes, investigadores e técnicos que trabalham continuamente para melhor caracterizar e compreender a dinâmica do Planeta em que vivemos, contribuindo ainda para a solução de problemas relacionados com o Desenvolvimento Sustentável da Civilização Humana. Deste trabalho incessante resultam avanços no conhecimento que estimulam a procura de respostas inovadoras e de aperfeiçoamentos metodológicos e tecnológicos que consideram também os desafios e paradigmas emergentes, de entre os quais salientamos os que se relacionam com as Alterações Climáticas, Oceanos, Perigosidades e Riscos Naturais e as Transições (energética e digital, entre outras) em curso.
A larga maioria dos docentes e investigadores afetos ao DCTE está integrada na unidade de investigação Instituto Dom Luiz (IDL) da FCUL, Laboratório Associado, com a qual partilhamos a missão de criação e transferência de conhecimento. A investigação realizada em vários domínios das Ciências da Terra e Energia é pautada por elevados padrões de qualidade e envolve diversas redes de colaboração nacional e internacional, para além de estreitas ligações com entidades públicas e privadas de âmbito diverso, comprometidas com numerosos sectores de atividade económica, regulação e monitorização do ambiente, gestão e ordenamento do território, e inventariação e administração do património geológico.
No DCTE estamos altamente motivados e empenhados em compartilhar o conhecimento e a paixão pela descoberta nas múltiplas dimensões das Ciências da Terra e Energia. A formação eclética de reconhecida qualidade oferecida em todos os Ciclos do Ensino Universitário combina abordagens convencionais (em contexto de sala de aula, laboratório ou trabalho de campo) com procedimentos que visam o desenvolvimento de competências específicas para além de diferentes técnicas de programação e modelação numérica, úteis a uma vasta amplitude de profissões. A formação oferecida pelo DCTE é, por isso, variada e de espectro largo, promovendo aprendizagem multidisciplinar orientada para a resolução de problemas, consolidação de autonomia e de responsabilidade. Tem atributos competitivos, a nível nacional e internacional, conduzindo ao reforço da empregabilidade em geral. As diferentes componentes de formação variam em função dos objetivos específicos enunciados para os planos curriculares que consubstanciam: (1) os quatro cursos de Licenciatura em Engenharia da Energia e Ambiente, Engenharia Geoespacial, Geologia, Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; (2) os quatro cursos de Mestrado em Ciências Geofísicas, Engenharia da Energia e Ambiente, Engenharia Geoespacial e Geologia; e (3) os três programas de doutoramento em Ciências Geofísicas e da Geoinformação, Geologia e Sistemas Sustentáveis de Energia. A consulta destes planos curriculares, assim como das possibilidades oferecidas em regime minor e em pós-graduação (Oferta Formativa | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), permitirá compreender o alcance do projeto educativo sob coordenação do DCTE e dos desafios que se lhe associam.
Procuramos fornecer aos estudantes toda a formação necessária para se tornarem profissionais competentes e curiosos, aptos a questionar e a procurar respostas que lhes permitam atingir níveis crescentes de compreensão diferenciada do Mundo que nos rodeia, tornando-os cidadãos ambientalmente e socialmente responsáveis.
O DCTE está aberto a quem o queira conhecer e partilhar o fascínio de descobrir a geodiversidade e a dinâmica evolutiva do Planeta Terra, bem como as suas admiráveis articulações com a Vida e o desenvolvimento da Civilização Humana.
António Mateus
Presidente

