CIÊNCIAS e Ciência nos meios de comunicação social em 2024

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Descubra aqui o impacto de CIÊNCIAS nos meios de comunicação social em 2024

A monitorização da presença de uma instituição nos meios de comunicação social é indispensável no mundo atual, onde a comunicação e a reputação desempenham papéis centrais na dinâmica da atividade universitária.

Cumprir a nossa missão de disseminar conhecimento é um objetivo primordial, mas esse compromisso não depende apenas das universidades. Está intrinsecamente ligado às linhas editoriais dos órgãos de comunicação social, que, na sua função de Gatekeeper (guardião dos portões), determinam o que é ou não publicado e, consequentemente, o que é considerado ou não relevante como notícia.

Atualmente, as instituições de ensino superior reconhecem o valor estratégico da visibilidade pública, especialmente num contexto cada vez mais competitivo. Aqui, não se trata apenas de conquistar a atenção do público, mas também de influenciar positivamente a esfera pública, onde atuam stakeholders determinantes, como entidades financiadoras, avaliadores de projetos, empregadores dos nossos alunos e outros agentes que legitimam a nossa atividade.

Em 2024, a Faculdade de CIÊNCIAS atingiu um marco significativo nos meios de comunicação social, consolidando a presença mais forte dos últimos anos, evidenciado por um incremento de quase 8M € no valor anual de Automatic Advertisement Value 1 face a 2023. Este resultado reflete o compromisso com a disseminação do conhecimento, a excelência dos nossos docentes e investigadores – muitos líderes de opinião amplamente reconhecidos – e o impacto da Ciência que aqui se desenvolve.

Para 2025, queremos não só superar os resultados de 2024, mas também ampliar a nossa presença mediática em áreas como o ensino, empreendedorismo e inovação.
Este desafio conta, como sempre, com os pilares da nossa comunidade académica: os nossos docentes, alunos, investigadores e alumni.

 

Celma Padamo
Diretora de Comunicação e Imagem, CIÊNCIAS ULisboa

 


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Foto de duas estudantes a consultar uma notícia num computador portátil.


Automatic Advertisement Value (AAV) – valor publicitário equivalente ao espaço ocupado por uma notícia e que permite quantificar, em valores monetários, notícias publicadas nos órgãos de comunicação social - Imprensa Escrita, Imprensa Online, Televisão e Rádio - num determinado período de tempo.