Avaliação e Certificação de Manuais Escolares

O procedimento de avaliação e certificação de manuais escolares visa garantir a qualidade científica, pedagógica e didática dos manuais escolares a adotar, assegurar a sua conformidade com os programas, metas ou orientações curriculares em vigor e atestar que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e à promoção do sucesso educativo.

A avaliação e certificação de manuais escolares é realizada por entidades avaliadoras especialmente acreditadas pela Direção-Geral da Educação (DGE) para o efeito e, quando necessário, por comissões de avaliação, nos termos da legislação em vigor.

Ciências ULisboa é, desde 2009, Entidade Acreditada para a Avaliação e Certificação de Manuais Escolares nas seguintes disciplinas:

• 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade)
  • 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º ao 9.º ano de escolaridade)
    • Ciências Naturais
    • Físico-Química
    • TIC-Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Ensino Secundário
    • Física e Química A (10.º e 11.º ano de escolaridade)
    • Física (12.º ano de escolaridade)
    • Química (12.º ano de escolaridade)
    • Matemática A (10.º ao 12.º ano de escolaridade)

Mais informações: