Ferramenta de apoio ao ensino

A plataforma Moodle de Ciências pode ser utilizada por qualquer Docente para disponibilizar conteúdos e serviços das suas unidades curriculares a todos os alunos de Ciências ou até ao público em geral. Atualmente, estão alojadas Unidades Curriculares de todos os ciclos e de todos os anos dos cursos de Ciências e ainda de cursos dados em parceria com outras instituições. O Moodle de Ciências suporta a autenticação utilizando contas externas a Ciências, como por exemplo, contas Campus (@campus.ul.pt), de outras instituições ou emails pessoais.

Pedido de Alojamento

O pedido de alojamento é realizado para cada unidade curricular pelos respetivos docentes na secção "Serviço Docente" do Perfil de Utilizador do Portal de Ciências. O pedido de criação será atendido num prazo máximo de 48 horas.

Autenticação na plataforma Moodle

Existem dois modos distintos de autenticação na plataforma Moodle da FCUL, consoante a conta de utilizador que disponha.

1. Utilizadores @fc.ul.pt ou @alunos.fc.ul.pt :
    • São os utilizadores que possuem contas da FCUL, mais concretamente, alunos, docentes, investigadores e funcionários em geral;
  2. Outros utilizadores :
    • São os utilizadores que possuem contas externa à FCUL, como por exemplo, contas Campus (@campus.ul.pt), de outras instituições ou emails pessoais

Acesso dos Alunos às Unidades Curriculares

Toda a comunidade de Ciências tem acesso aos conteúdos disponibilizados em todas as unidades curriculares. No entanto, o acesso às atividades (submissão de trabalhos, mensagens nos foruns, etc.) está condicionado a alunos e docentes da respetiva unidade curricular.

Os docentes podem adicionar novos alunos a quem desejam dar acesso utilizando a opção respetiva na página da Unidade Curricular, seguindo o menu "Settings" dentro do qual encontrará a opção "Administração da Disciplina". Clique em "Utilizadores inscritos" e verá aparecer no centro da página a tabela com os utilizadores inscritos na unidade curricular.

No canto superior direito encontrará um botão com a indicação "Inscrever utilizadores". Terá acesso a uma janela "popup" com uma lista de utilizadores. Os utilizadores podem ser inscritos com privilégios de "Professor", "Professor não editor" ou "Aluno" no âmbito da disciplina. No fundo da janela encontra um campo de pesquisa onde poderá colocar o nome, número de aluno ou email de Ciências do utilizador a adicionar. Para finalizar, clique em "Finish enrolling users"

Inserir conteúdos

Para inserir conteúdos / recursos numa área Moodle, deverá seguir os passos seguintes:

• Aceder autenticado à disciplina desejada;
  • Ativar o modo de edição da página ( canto superior direito );
  • No tópico desejado clicar em "Adicionar Recurso" ou "Adicionar Atividade", consoante o desejado;
  • Escolher da lista de opções a que mais se adequa ao pretendido;

Todas as opções apresentarão uma janela de configuração do recurso / atividade escolhido.

FAQ para Docentes

• Estou a tentar criar uma área de uma Unidade Curricular na plataforma Moodle, mas a mesma não aparece na listagem das unidades para criar.
    Caso a unidade curricular não apareça na respetiva listagem, significa que na Base de dados Académica a sua docência não foi associada à mesma. Por favor contacte com os serviços Académicos para confirmar se as informações relativas às suas docências se encontram atualizadas.
  • Quero adicionar um utilizador a uma área Moodle, mas o mesmo não aparece na lista de utilizadores.
    Certifique-se que pesquisou pelo primeiro e último nome, pelo número de aluno ( fcXXXXX ) e pelo email (@fc.ul.pt, @campus.ul.pt, @alunos.fc.ul.pt). Caso o mesmo continue a não aparecer na lista, entre em contacto com o suporte.
  • O módulo de sumários não aparece na minha Unidade Curricular

O módulo de sumários é adicionado automaticamente às páginas de Unidades Curriculares. Caso o mesmo não esteja disponível e a área corresponda a uma unidade curricular, poderá adicionar o mesmo efetuando os passos seguintes:

1. Aceda à área em questão;
    2. Ative o modo de edição da página (canto superior direito);
    3. No tópico onde pretende que o link esteja clique em "Adicionar uma atividade";
    4. Na lista apresentada, escolha "Sumários";
    5. Aparecerá a página de configurações do módulo, clique em "Gravar alterações e regressar à disciplina".

Caso o módulo não fique disponível, por favor contacte o suporte.