Associação de Trabalhadores

Apresentação

A Associação dos Trabalhadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ATFCUL) nasce (formalmente) como Centro Cultural em observância aos art.º 78 e seguintes dos estatutos do INATEL (ex.- FNAT), em 18.2.1986.

1986 – 2016 – “30 Anos a criar laços”.

Em termos históricos, a ATFCUL sucede a uma Comissão de Trabalhadores (CT) existente durante os anos 80 do século passado que apenas reunia funcionários não docentes da Faculdade de Ciências com sede na Faculdade Ciências sita na Escola Politécnica - Príncipe Real em Lisboa. O 25 Abril 1974, criou condições de verdadeira participação cívica e democrática. Todavia, o momento político, social /laboral ditou, igualmente, um conjunto de dificuldades de funcionamento da CT, apar de muita inexperiência, foi perdendo folgo, enquanto capacidade de intervenção, junto da direção da FCUL. Face à situação sentiu-se a necessidade de uma estrutura que reunisse todos os corpos da FCUL tendo sido constituída formalmente a ATFCUL uma associação plural – passando a reunir todos os corpos de Ciências (funcionários não docentes, docentes, investigadores, bolseiros… todos numa relação estreita com Ciências.

O incendio que em 1978 destruiu boa parte da Faculdade de Ciências na Escola Politécnica e este facto ditou, passado uns anos, a construção de vários edifícios e a transferência da ATFCUL e sua sede social para o Campo Grande.

A ATFCUL, nos termos dos estatutos, continua a ter como objeto (finalidade):

A promoção do desporto, cultura, lazer, recreio e, ao longo dos anos foi prestando outros serviços aos associados, como a consultas de medicina geral, nutrição, entrega de medicamentos…

Links Rápidos

ATFCUL
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande
Edifício C1 - Piso 3 - Sala 41  -  das 11h às 16h

Tel/Fax: 21 7500139 (Ext.: 21 341)

E-mail: atfcul@fc.ul.pt
E-mail: direcaoatfcul@fc.ul.pt