Matemática

Fotografia de Jorge Buescu

O Professor Jorge Buescu do DM foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva 2024

Este prémio é uma mais do que merecida homenagem ao nosso colega Jorge Buescu, pelo seu extraordinário trabalho como divulgador de Ciência, ao longo de várias décadas. Em particular, os seus 7 livros de divulgação científica publicados pela editora Gradiva tratam de temas e histórias da Matemática, Física e Ciência em geral, de uma forma cativante e muito divertida. Mais notável, a sua divulgação chega a um público muito vasto!

Também o seu trabalho enquanto presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática no biénio de 2016-2018 foi marcante. Com os seus artigos de opinião, nessa altura a Matemática passou a ser um assunto de jornais diários, para o grande público. Continua ligado à SPM, neste momento como Presidente da mesa da Assembleia Geral.

Presentemente, o Jorge é vice-Presidente (recentemente re-eleito) da European Mathematical Society, e o seu trabalho tem tido um grande impacto.

É membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, da Secção de Tecnologias, Conhecimento e Sociedade, o que atesta o reconhecimento do seu perfil de divulgador da Ciência com enorme impacto na sociedade em geral.

Muitos parabéns ao nosso colega Jorge Buescu!

 

Matemáticos de CIÊNCIAS na Academia das Ciências de Lisboa

A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) foi fundada em 1779 e mantém, desde então, atividades de promoção e divulgação de conhecimentos tanto nas ciências como nas humanidades. Ao longo dos anos, professores do Departamento de Estatística e Investigação Operacional e do Departamento de Matemática têm mantido uma presença muito significativa na ACL. Atualmente, são membros efetivos da 1.ª Secção (Matemática) da Classe de Ciências o professor José Francisco Rodrigues (Vice-secretário-geral e Secretário da Classe de Ciências) e o professor Fernando Ferreira, assim como os professores eméritos João Paulo Dias e Maria Ivette Gomes. O professor Pedro Miguel Duarte é membro correspondente da secção. O professor Luís Gouveia é membro correspondente da 8.ª Secção (Ciências e Tecnologias da Informação) da Classe de Ciências. Na 9.ª Secção (Tecnologia, Conhecimento e Sociedade) da Classe de Ciências estão, como membros correspondentes, o professor Jorge Buescu e o professor aposentado Luís Saraiva.

Professores

Figuras muito importantes e marcantes da matemática em Portugal do século XX, antigos professores de matemática da faculdade, foram membros da ACL. Recordamos os professores Fernando Dias Agudo, António Almeida e Costa, Pedro José da Cunha, José Joaquim Dionísio, José Vicente Gonçalves, Vítor Hugo Lemos, José Tiago de Oliveira e José Sebastião e Silva.

A continuada presença na Academia das Ciências de Lisboa de matemáticos de CIÊNCIAS em muito honra o Departamento de Estatística e Investigação Operacional e o Departamento de Matemática, e aponta para um caminho de distinção e excelência que se quer manter e aprofundar.

 

Estamos a contratar

O Departamento de Matemática é um departamento que oferece amplas oportunidades, pois está em franco processo de renovação.

A faculdade está presentemente a contratar professores auxiliares para o seu Departamento de Matemática, uma política a seguir nos próximos anos.

 

Bolsas Gulbenkian Novos Talentos 2024

Foram atribuídas bolsas na área de Matemática a alunos da Licenciatura em Matemática:

  • Jaouen Diogo Salaün Ramalho
  • Rui Pedro Lameira Rodrigues

 

Bem-vindos ao Departamento de Matemática

O nosso Departamento tem uma longa tradição e prestígio, sendo o mais antigo Departamento de Matemática na região de Lisboa, inserido na centenária Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Departamento tem quatro missões fundamentais:

  1. Lecionar cursos de Matemática necessários para a Faculdade de Ciências e Universidade de Lisboa. No que se refere à Matemática, o Departamento oferece graus em matemática pura e aplicada, desde Licenciaturas ao seu Programa Doutoral.
  2. Formar matemáticos para o mundo contemporâneo e para múltiplas profissões. O raciocínio rigoroso, o conhecimento científico, a criatividade, a habilidade para estruturar problemas da vida real são qualidades bem apreciadas por uma variedade de empregadores.
  3. Fazer investigação em matemática e treinar futuros investigadores. A investigação no Departamento abrange um largo leque de áreas científicas, desde lógica a complexidade computacional, teoria matricial a combinatória, equações diferenciais ordinárias e parciais, geometria diferencial e algébrica, entre outras, com aplicações relevantes a problemas da vida real.
  4. Participar na formação de professores de matemática dos ensinos básico e secundário. O Departamento mantém a longa tradição de contribuir para a formação de professores. Tem também uma larga gama de ações de divulgação, destinadas em particular a estudantes e professores das escolas de ensino pré-universitário.

A atividade do departamento não se esgota nestas missões, já que, através das contribuições individuais dos seus membros, ao longo dos tempos o Departamento tem tido uma vincada presença intelectual na sociedade. Desde a matemática pura às aplicações, passando pelo reconhecimento da importância da informática nos dias de hoje, o Departamento está decididamente virado para o futuro como um departamento vibrante, internacional e cientificamente sólido.

Teresa Faria
Presidente

 

 

Estágios de Verão em Matemática

Logótipo EVM 2024

A 1.ª edição dos Estágios de Verão em Matemática organizados pelo DM chegou ao fim do dia 26 de julho de 2024.

O evento decorreu durante duas semanas no DM e foi acolhido com muito entusiasmo pelos estagiários, orientadores, palestrantes e público em geral.

Group photo of the participants
Foto de despedida do evento 

Group photo of the interns
Foto dos estagiários

Group photo of the mentors
Foto dos mentores

Abertos a alunos de licenciatura, os EVM contaram com estagiários da FCUL - do DM e DF- e da Universidade Nova de Lisboa. O programa consistiu em trabalho realizado pelos estagiários na forma de um pequeno projeto matemático desenvolvido sob a orientação dos mentores (doutorandos e mestrandos do DM), seminários científicos ou workshops diários, e terminou com “chave de ouro” com a apresentação individual dos projetos de trabalho dos estagiários, no dia 26/07 à tarde.

Dado o sucesso do evento, a 2ª edição dos EVM está desde já prometida para o verão de 2025.

Ver detalhes dos projetos, orientadores, candidaturas e o seu programa em https://evmfcul.wixsite.com/matematica.

O Programa de Estágios de Matemática EVM 2024 foi uma iniciativa inovadora promovida pelo DM-FCUL, decorrida de 16 a 26 de julho de 2024, dirigida a estudantes que completaram o 2.º ou o 3.º ano de licenciaturas nas áreas da Matemática, Física ou afins, de todo o país, dando-lhes a oportunidade de participar num projeto de duas semanas, sob a orientação de um mentor (um dos nossos estudantes de doutoramento ou mestrado).

Para além disto, investigadores do DM apresentaram o seu trabalho em curtos seminários, acessíveis e cativantes, proporcionando aos participantes um contacto com algumas das áreas da investigação atual do nosso Departamento.

Este programa é também uma antecipação do que é a vivência matemática de um estudante do nosso Mestrado em Matemática.

Cartaz do programa de estágios