Escola/Workshop

Realiza-se nos dias 16, 17 e 18 de Setembro, na FCUL, a  Escola/Workshop

Modified Gravity Theories: Beyond Einstein's Legacy

-  Ed. C6, Sala 6.2.53 -

As Teorias Modificadas da Gravitação têm atraído muito interesse desde os trabalhos de Einstein. Foram motivadas pelo desejo de unificar todas as forças fundamentais da natureza, mas recentemente a descoberta de uma fase recente de expansão acelerada do Universo intensificou a investigação dessas extensões da gravidade como um possível explicação para esse efeito.

A presente Escola/Workshop enquadra-se na participação da FCUL na rede de doutoramentos IDPASC e conta com a contribuição dos centros CAAUL e CFNUL e do LIP.

Pretende fazer o ponto da situação atual da investigação nesta área cobrindo desde os aspetos teóricos aos resultados experimentais mais recentes, do universo infinitamente grande da Cosmologia ao universo infinitamente pequeno da Física de  Partículas.

Destina-se em particular a  estudantes e jovens investigadores interessados neste fascinante tema, mas também a investigadores mais experientes e procura proporcionar um ambiente de profícua aprendizagem e  discussão científica entre os  participantes. Para esse efeito conta com um leque de oradores convidados de reconhecido prestígio internacional, associados às experiências mais atuais como as do LHC/CERN, Planck/ESA, AMS, Auger, HTRU….

Informações mais detalhadas sobre esta Escola/Workshop podem ser encontradas na pagina web

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Dorian Gieseler Greenbaum (University of Wales Trinity St David).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Universidade de Lisboa

Nesta feira, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a ULisboa, ouvir e interagir com oradores que fazem parte da nossa Universidade e esclarecer todas as suas dúvidas sobre como vir estudar para Portugal.

We are living through a new phase in human development where much of everyday life – at least in the most technologically developed parts of the world – has come to depend upon our interaction with “smart” artefacts.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.