Eventos

O colóquio reúne investigadores e alguns dos artistas presentes na exposição Deep Time, para discutir a forma como a banda desenhada, as artes visuais e a literatura endereçam as preocupações ecológicas da contemporaneidade, reforçando ou desafiando discursos dominantes que têm contribuindo para o que se chama de Antropocénico, causado pela intervenção das sociedades industriais nos sistemas da Terra.

Instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, o Prémio ULisboa tem como objetivo distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e projeção internacional de Portugal.

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho

O evento, no âmbito do Projeto VA|PREVENTION (com a participação de CIÊNCIAS), conta com a presença de diversos peritos na área da saúde pública, promovendo o debate sobre o estilo de vida na prevenção da diabetes tipo 2.

Encontro Alumni ULisboa 2024 - a inscrição é obrigatória, tendo um preço simbólico para apoiar o projeto Bolsas Alumni Solidário.

Um evento pioneiro que marca o lançamento do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior na ULisboa. Ao longo do evento, será apresentada uma plataforma inovadora que reunirá recursos e iniciativas destinadas a prevenir e abordar questões relacionadas com a saúde mental e o bem-estar.

Com foco na promoção de cuidados de saúde centrados no doente, a conferência pretende mobilizar a comunidade e o ecossistema da ULisboa para discutir estratégias e tendências na área, bem como atuais e futuras iniciativas de investigação clínica e de dados com vista à prestação de cuidados de elevado valor.

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

Título/data/local do evento e logótipos das entidades participantes

Ignite IAstro - evento especial em Sintra, no âmbito da conferência internacional sobre o Universo profundo, Deep 24.

Título/data/local do evento e três fotografias relacionadas com a permacultura

Permacultura? Não é uma pseudociência esotérica? Uma utopia sem fundamento científico? Para desmistificar estas e outras ideias, o permacultor certificado Tiago Silva (SmartLeap) guiar-te-á pelos caminhos desta prática multidisciplinar, fundada em sólidas bases empíricas.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Miguel Teixeira (Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal).

Título "Prémio Universidade de Lisboa '23"

Our goal is to promote interdisciplinary dialogue and the cross-fertilization of ideas, which will enrich our theoretical reflection and mobilise change within the academic community and provide tools for social engagement.

Seminário de Lógica Matemática, por Paolo Pistone (Université Claude Bernard Lyon 1).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades participantes e fotografia do orador

IMPULSO IA, um programa de literacia em inteligência artificial da APDC e da Google, vai arrancar! Esta sessão tem o objetivo de explorar ferramentas e estratégias para aumentar a produtividade, através do uso da IA no ambiente de trabalho.

Fotografia de árvores com cores outonais e bancos de jardim

Ariel Space Mission Meeting

A missão espacial Ariel vai aterrar em Lisboa… com a participação portuguesa em destaque.

Título dos prémios e representação de tronco humano

Submissão de trabalhos de Mestrado e de Doutoramento realizados na ULisboa, ligados à temática da saúde, até 30 de outubro.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e da GADES Solutions, por Ricardo São João (CEAUL).

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Luís Bonifácio (Investigador, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - INIAV).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Marco Costa (Universidade de Aveiro).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Steven Senger (Missouri State University).

Logótipo e data do evento

O primeiro Tropical Summit visa reunir líderes de todo o mundo para abordar os desafios tropicais mais prementes.

Título do curso e logótipo das entidades organizadoras, sobre representação de DNA

Curso online, de 6 sessões e com uma duração total de 16 horas, dirigido a estudantes de Mestrado/Doutoramento e a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Logótipo do projeto

Imagem abstrata

Título/data/local do evento, logótipos da entidade organizadora e fotografia de mãos na água

A sessão de homenagem inclui o lançamento de uma nova edição do livro Estatística: Inferência e Decisão, anteriormente editado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, e atualmente esgotado.

Fotografia de profissional de saúde a interagir com um paciente, em tons sépiati

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

This workshop aims to explore crucial issues raised by contemporary computational models and methods in AI. The focus will be on fostering discussions about the epistemological, ontological, and formal considerations, as well as the societal implications of AI systems.

An annual meeting that aims to bring together Evolutionary Biologists working in Portugal and abroad in order to promote scientific cohesion and excellence. This meeting is a forum for scientists of all academic levels (from master students to principal investigators), to present their work and discuss, fostering new ideas and collaborations.