Carlos Cordeiro lidera equipa portuguesa

Cinco milhões de euros para desenvolver tecnologia de espectrometria de massa

O PTMS2017 - 5.º Encontro Nacional de Espectrometria de Massa realiza-se entre 20 e 22 de setembro de 2017, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Durante o acontecimento, no dia 21 de setembro, ocorre ainda a Lição de Jubilação da Professora Helena Florêncio, em funções na Faculdade desde 1970 e coordenadora da RNEM desde a sua criação em 2006.

O PTMS2017 é organizado pelo Grupo de Espectrometria de Massa da Sociedade Portuguesa de Química. A comissão organizadora do evento integra vários docentes de Ciências, nomeadamente Maria Helena Florêncio (chair) e Carlos Cordeiro (vice-chair).

Ciências integra um consórcio europeu que vai receber do programa Horizon 2020 cinco milhões de euros para desenvolver, entre 2018 e 2021, a mais avançada tecnologia de espectrometria de massa. 

Segundo comunicado de imprensa emitido esta sexta-feira, Carlos Cordeiro, professor do  Departamento de Química e Bioquímica de Ciências e responsável pelo Laboratório de FT-ICR e Espectrometria de Massa Estrutural da RNEM - Rede Nacional de Espectrometria de Massa, lidera a equipa portuguesa deste consórcio, que reúne dez universidades europeias e três parceiros industriais, destaque para a Bruker, principal fabricante de espectrómetros de massa.

Notícias relacionadas - info-Ciências digital
Espectrometria de Massa: Dos átomos aos seres vivos

ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt