João C. Duarte, Filipe M. Rosas e Wouter P. Schellart são os autores do artigo da "Geological Magazine"

Aurica

Última Revisão —

Novo cenário proposto para a evolução dos continentes e dos oceanos nos próximos 300 milhões de anos, no qual o Pacífico e o Atlântico se fecham simultaneamente formando um novo supercontinente Aurica

Geological Magazine

27 Outubro 2016 (13h00)
Encontros do IDL
“The future of Earth’s oceans”
Por João C. Duarte
Campus Ciências, edifício C1, sala 1.1.36

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.

João C. Duarte e Filipe M. Rosas, do Instituto Dom Luiz e do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; e Wouter P. Schellart, da Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda e Monash University, na Austrália, assinam o artigo “The future of Earth’s oceans: consequences of subduction initiation in the Atlantic and implications for supercontinent formation”, publicado online a 3 de outubro na revista “Geological Magazine”, e no qual dão a conhecer o novo supercontinente chamado Aurica.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido por Ciências esta quarta-feira, os autores deste estudo defendem uma nova hipótese, alternativa aos cenários propostos por outros cientistas, na qual o Atlântico e o Pacífico se fecham simultaneamente, formando um novo supercontinente, a que chamaram Aurica.

O novo cenário permite reconciliar alguns dos enigmas antigos da teoria da tectónica de placas, em particular o que implica a existência de um limite superior para a idade da crusta oceânica (camada externa da Terra por baixo dos oceanos). Os resultados deste estudo estão a ser testados usando a nova geração de modelos geodinâmicos computacionais.

ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt