Novo exemplar de um pequeno dinossáurio carnívoro descoberto no Jurássico Superior de Portugal

Reconstituição de indivíduos juvenis de dinossáurios terópodes, semelhantes ao exemplar descrito

Ivan Gromicho

A juvenile allosauroid theropod (Dinosauria, Saurischia) from the Upper Jurassic of Portugal da autoria de Elisabete Malafaia, Pedro Mocho, Fernando Escaso e Francisco Ortega descreve um exemplar ainda juvenil de um dos grandes dinossáurios carnívoros do Jurássico, com cerca de 150-145 milhões de anos, e foi publicado este mês na revista “Historical Biology”.

O artigo é o resultado dos trabalhos de investigação que se têm vindo a desenvolver nos últimos anos sobre o registo de dinossáurios do Jurássico Superior português, em particular sobre os dinossáurios terópodes, no âmbito da colaboração entre paleontólogos do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Instituto Dom Luiz, da Sociedade de História Natural e da UNED, em Madrid.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido esta quinta-feira por Ciências e disponível no site da faculdade, "o novo exemplar é uma das evidências mais completas conhecidas até ao momento de dinossáurios terópodes do Jurássico Superior de Portugal e o primeiro indivíduo juvenil (não nenonato) descrito neste registo. Este exemplar acrescenta informação relevante para o conhecimento do registo de terópodes do Jurássico Superior de Portugal. A possibilidade de se tratar de uma nova forma ou de um indivíduo juvenil de um dos dinossauros já conhecido terá de ser confirmada com futuros trabalhos".

ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt