Noites de Ciências

A 27 de maio a noite começa com atividades dinamizadas pelos investigadores do LIP e da Escola Profissional de Almada e termina com a palestra sobre o bosão de Higgs, proferida por Patrícia Conde-Muíño

CERN

Se a última Noite de Ciências foi dedicada ao Trânsito de Mercúrio e ao sistema solar, em maio é a vez do bosão de Higgs ganhar destaque.

O ciclo Noites de Ciências, Noites de Luz surgiu em abril de 2015 e este ano ganhou uma nova designação Noites de Ciências. O nome mudou mas os objetivos mantêm-se.

A iniciativa destina-se ao público em geral com curiosidade pelo conhecimento científico, inclui atividades gratuitas e interativas, transmitidas em direto pela Internet, com o apoio da FCCN.

A 27 de maio a noite começa com atividades dinamizadas pelos investigadores do LIP e da Escola Profissional de Almada e termina com a palestra sobre o bosão de Higgs, proferida por Patrícia Conde-Muíño, investigadora do LIP. Nos meses seguintes o ciclo ocorre nas seguintes datas: 24 de junho, 29 de julho, 30 de setembro, 28 de outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro.


O Trânsito de Mercúrio "passou" por Ciências em dois momentos. Primeiro nas Noites de Ciências, que incluiram além da palestra proferida por Rui Agostinho, professor do Departamento de Física e diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, atividades dinamizadas por Paulo Silva, antigo aluno e técnico superior do Departamento de Física; mais tarde a 9 de maio durante a  observação
Fonte DF Ciências

 

GCIC Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt