Helena Afonso
O que fazem e o que pensam alguns membros da comunidade de Ciências?
O segundo Dictum et factum é com Helena Afonso, bolseira dos Departamentos de Matemática e Informática de Ciências..
Quando era criança já sabia que profissão gostaria de ter no futuro?
Helena Afonso (HA) – Desde pequena que sempre quis ensinar. Não sabia o quê mas queria ensinar e, mais ainda, que aprendessem. Colocava certos nos meus exercícios e fazia testes para aplicar aos meus familiares (que estavam ali mais à mão). A Matemática surgiu naturalmente. Curiosamente sempre quis vir estudar para esta faculdade, mesmo sem saber o que cá se ensinava. Quando, em miúda, vinha passear ao fim de semana para Lisboa e passava por aqui, havia qualquer coisa que me puxava para cá e agora, após 10 anos da conclusão da licenciatura, cá estou eu outra vez!
Como surgiu a hipótese de trabalhar em Ciências?
HA - Estava sem colocação numa escola pelo 3.º ano consecutivo e soube da abertura do concurso para a bolsa. Como já tinha colaborado com a faculdade em outras ocasiões e gostei muito, nem hesitei!
Qual foi o 1.º emprego?
HA - Após a conclusão do curso, estive durante sete anos a dar aulas em várias escolas, e nos últimos três, dedicada às explicações e a ser mãe.
Há quantos anos trabalha em Ciências?
HA - Desde maio do ano passado.
O que começou por fazer quando aqui chegou?
HA - Tentei adaptar-me rapidamente à diferente dinâmica dos dois departamentos em que estou inserida. Estar em dois departamentos não é muito diferente de estar a acumular em duas escolas, com a vantagem de se situarem no mesmo edifício.
E agora como é o seu dia-a-dia?
HA - No meu dia-a-dia tento fazer todas as tarefas diárias no meio-dia que tenho disponível para cada departamento. A única forma de ser eficaz é dedicar-me a 100% ao local onde estou o que por vezes é difícil…
O que é que mais gosta de fazer na unidade onde está inserida?
HA - O que gosto mais de fazer é ajudar a resolver os problemas que surgem de forma rápida e eficaz, nem que seja uma simples reserva de sala. Naturalmente, e por estar mais ligado à minha formação, gosto muito do contacto que tenho com as escolas via DM.
Há alguma coisa que não aprecia na sua rotina profissional?
HA - Custa-me deixar uma tarefa para o dia seguinte, até porque no meu caso o dia seguinte será “24 horas mais tarde” e com outro departamento pelo meio.
Na sua opinião o melhor da Faculdade é…?
HA - A mescla de gerações e saberes, é cruzar-me com ex-professores e ex-alunos e todos os dias levar para casa algo novo.
E o melhor da Administração Pública, o que é?
HA - É poder lidar com todo o tipo de pessoas.
Se tivesse que escolher um adjetivo para a descrever, qual seria a palavra escolhida?
HA - Elétrica
Porquê?
HA - Não sei, talvez porque me estejam constantemente a chamar isso. Como os meus filhos me acordam sempre muito cedo, quando chego à faculdade por volta das 8h30, é como se fosse quase hora de almoço!