Ranking NTU: ULisboa reforça posição de destaque na ciência mundial

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Na mais recente edição deste ranking, a ULisboa ocupa atualmente o 165.º lugar a nível mundial, tendo subido 15 posições e destacando-se na melhor posição nacional. O ranking revela ainda a ULisboa como a instituição portuguesa mais bem posicionada em 3 das 6 grandes áreas avaliadas: Engenharia, Ciências Naturais e Ciências Sociais.

CIÊNCIAS desempenha um papel fundamental neste resultado, contribuindo diretamente para o reconhecimento internacional em áreas de grande impacto. Entre as 17 disciplinas em que a ULisboa lidera a nível nacional, CIÊNCIAS está presente em 10 domínios científicos: Ambiente e Ecologia, Ciência Animal e Vegetal, Ciências da Computação, Engenharia e Gestão da Energia, Ciências e Engenharia do Ambiente, Química, Geociências, Matemática, Física e Ciência Espacial.

Publicado desde 2007, o ranking NTU avaliou em 2025 um total de 2.025 instituições de ensino superior, divulgando o posicionamento das 1.000 melhores do mundo. A classificação resulta da análise da produção científica nos últimos 11 anos (2014-2024), de acordo com três critérios: produtividade (25%), impacto (35%) e excelência (40%).

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI CIÊNCIAS
jcmsilva@ciencias.ulisboa.pt