ULisboa mantém liderança do NTU Ranking em Portugal

Pódio

"É com orgulho que Ciências contribui com o melhor do seu esforço para tornar a ULisboa uma instituição cada vez mais reconhecida e respeitada internacionalmente", diz Pedro Almeida, subdiretor da Ciências ULisboa

Unsplash - Joshua Golde

Em Portugal, a ULisboa continua a ser a universidade líder do Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2020, mais conhecido por National Taiwan University (NTU) Ranking, que avalia o posicionamento das universidades de acordo com a respetiva produtividade, impacto e excelência dos artigos científicos produzidos em 24 áreas do saber.

Este ano, num total de 826 universidades, a ULisboa situa-se em 182.º lugar e a nível europeu em 67.º. O NTU Ranking existe desde 2007. A Universidade de Harvard, nos EUA lidera o ranking desde essa data. Em Portugal, a ULisboa ocupa o primeiro lugar desde 2014.

"É com orgulho que Ciências contribui com o melhor do seu esforço para tornar a ULisboa uma instituição cada vez mais reconhecida e respeitada internacionalmente", diz Pedro Almeida, subdiretor da Ciências ULisboa a propósito destes resultados, anunciados em outubro passado. No que diz respeito ao conhecimento produzido na Ciências ULisboa, Pedro Almeida sublinha ainda o posicionamento de várias áreas científicas, colocadas bem acima do lugar 150.º: Ambiente e Ecologia posicionam-se em 73.º; Ciências dos animais e das plantas em 82.º; Geociências em 94.º, Engenharia Química em 100.º, Matemática em 114.º, Física em 118.º e Ciências do Espaço em 121.º. Destaque ainda para as subidas significativas em Microbiologia, que ocupa agora o 163.º lugar e Ciências da Computação, posicionada em 166.º .

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt