Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

A cerimónia de tomada de posse realiza-se no dia 4 de julho às 15h00, no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa. A entrada é livre.

 

CIÊNCIAS reforça a sua presença na Academia das Ciências de Lisboa, com a eleição de dois docentes como Sócios Correspondentes Nacionais da Classe de Ciências. Pedro Miguel Duarte, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi eleito para a 1.ª Secção – Matemática. Já Luís Eduardo Neves Gouveia, docente do Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) foi eleito para a 8.ª Secção – Ciências e Tecnologias da Informação. A Cerimónia de Compromisso dos novos Sócios Correspondentes realiza-se no dia 4 de julho às 15h00, no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa. A entrada é livre.

 

Os recém-eleitos professores de CIÊNCIAS foram escolhidos pelos sócios efetivos da instituição, um conjunto de personalidades de destaque a nível nacional e internacional. Na categoria de Sócios Correspondentes, terão como principais funções comparecer às sessões plenárias e tomar parte nos trabalhos da Academia das Ciências de Lisboa, assim como dinamizar atividades das suas respetivas secções, entre outras. Juntam-se a um conjunto de sócios de destaque da Academia das Ciências de Lisboa que possuem um vínculo a CIÊNCIAS.

 

A Academia das Ciências de Lisboa foi fundada em dezembro de 1779 pela rainha D. Maria I, com o objetivo de desenvolver o conhecimento das Ciências, Letras e Humanidades a nível nacional. Tem hoje como missão o aconselhamento científico independente em matérias cruciais para o país e a promoção e divulgação do conhecimento nos domínios das Ciências e Humanidades, a partir da colaboração em atividades de educação e de ensino. É constituída por duas classes académicas, Letras e Ciências, cada uma dividida em subsecções. O seu lema é Nisi utile est quod facimus stulta est gloria: Se não é útil o que fazemos, vã é a glória.

Marco Matos, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais da DCI CIÊNCIAS
mmomatos@ciencias.ulisboa.pt