Academia das Ciências de Lisboa elege Cristina Branquinho e Isabel Trigo correspondentes nacionais

Última Revisão —
Logotipo da ACL

A 6 de julho a ACL presta homenagem aos ilustres académicos e ao seu empenho em impulsionar a investigação, a inovação e o progresso em diversas áreas do saber

No próximo dia 6 de julho, a ACL celebra o seu dia, uma data em que se assinala o compromisso contínuo com o avanço do conhecimento científico e a promoção da excelência académica; e em que se presta também homenagem aos ilustres académicos e ao seu empenho em impulsionar a investigação, a inovação e o progresso em diversas áreas do saber.

Cristina Branquinho e Isabel Trigo foram eleitas em 2023 respetivamente sócias correspondentes nacionais da Classe de Ciências -  Ciências Biológicas e Ciências da Terra e do Espaço – da Academia das Ciências de Lisboa (ACL).

“Foi com imensa gratidão e honra que recebi a notícia de ter sido eleita sócia correspondente da prestigiada Academia das Ciências de Lisboa. É um privilégio poder fazer parte desta instituição que representa um dos mais altos níveis de excelência académica e científica em Portugal”, diz Cristina Branquinho que agradece a confiança dos membros da Academia e também dos seus professores, colegas, colaboradores e alunos, que a inspiraram e apoiaram ao longo dos anos. “Estou verdadeiramente honrada em fazer parte da Academia das Ciências de Lisboa e ansiosa por poder contribuir, neste contexto, para o avanço da ciência e a disseminação do conhecimento”, conclui.

Isabel Trigo
Isabel Trigo
Imagem cedida por IT

Também para Isabel Trigo é “uma grande honra ser aceite por uma instituição com o legado da ACL”, recordando nesta ocasião o professor Pinto Peixoto, presidente da ACL nos anos 1981, 1983, 1985, 1987, 1989, 1991, 1993, 1995 e que inspirou várias gerações de geofísicos e meteorologias formados na Ciências ULisboa. “Integrar a ACL é uma grande responsabilidade. Mas acima de tudo, considero ser uma enorme motivação para prosseguir o meu trabalho (com a preciosa ajuda da minha grande equipa do IPMA e dos meus colegas do IDL) e para aprofundar o diálogo interdisciplinar entre pares e a divulgação da Ciência na sociedade”, conclui.

Isabel Trigo coordena o Núcleo de Observação da Terra no IPMA, onde desenvolve aplicações de dados de satélite. “Procuramos ‘traduzir’ observações no topo da atmosfera em variáveis como a temperatura da superfície, a identificação e caracterização de fogos rurais, em variáveis relacionadas com o estado e/ou stress hídrico da vegetação, entre muitas outras, que nos permitem acompanhar e modelar o Sistema Terra”, explica Isabel Trigo. O seu trabalho sustenta vários serviços operacionais, de processamento de dados de satélite, nomeadamente para a organização europeia para a exploração de satélites meteorológicos – EUMETSAT - e para o programa europeu Copernicus.

Cristina Branquinho
Cristina Branquinho
Imagem cedida por CB

Cristina Branquinho encontra-se atualmente envolvida em vários projetos científicos e académicos. Está a coordenar na Faculdade o mestrado em Design para a Sustentabilidade e envolvida na preparação de um novo mestrado no Departamento de Biologia Vegetal. Está ainda a coordenar diversos projetos científicos onde se destaca o projeto financiado pelo PRR AdaptForGrazing. Coordena ainda no cE3c a linha temática: Infraestruturas verdes e azuis para a sustentabilidade urbana e no Laboratório Associado CHANGE a linha temática 3: Assegurar a conservação e regeneração dos recursos naturais.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt