Formação Cultural, Social e Ética

“O voluntariado é algo que me acrescenta”

Experiências de Voluntariado Curricular

Aluna a fazer uma apresentação numa sala de aula

O Voluntariado Curricular existe na Faculdade desde o ano letivo de 2016/2017

GICD DCI Ciências ULisboa

Inês Sofia Cruz Dias e Ana Carolina Preto Oliveira, estudantes da Ciências ULisboa, apresentaram os seus relatórios da disciplina Voluntariado Curricular, 1.º semestre, no passado dia 22 de janeiro.

Inês Dias é aluna do 2.º ano de Matemática Aplicada e desenvolveu a atividade de voluntariado no Centro Social e Paroquial do Campo Grande, com crianças entre os 9 e os 11 anos, entre 4 de outubro e 6 de dezembro de 2023, às quartas-feiras. Realizou atividades de apoio ao estudo ao nível da Matemática e também de outras disciplinas. Muitas das suas ações com as crianças também tiveram como objetivo o desenvolvimento de outras competências, sobretudo “fazer pensar”.

Numa dessas quartas-feiras, uma dessas crianças de 9 anos, proferiu o seguinte comentário: “Uau… Está a fazer um bom trabalho!” Inês Dias considera esta experiência muito positiva e pretende realizar atividades semelhantes noutras áreas e com outros públicos-alvo.

Isabel Ferreirim, membro da comissão de acompanhamento desta unidade curricular, professora e tutora de Inês Dias, comenta que esta disciplina é muito importante para a formação e para o desenvolvimento pessoal dos estudantes e uma oportunidade para conhecer o trabalho social realizado por estas instituições.

sala de aula com pessoas
Inês Dias é aluna do 2.º ano de Matemática Aplicada e desenvolveu a atividade de voluntariado no Centro Social e Paroquial do Campo Grande
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

Carolina Oliveira é estudante do 2.º ano de Biologia e já tinha feito voluntariado anteriormente, nas Jornadas Mundiais da Juventude 2023, no Banco Alimentar e como catequista. No âmbito desta disciplina esteve na Casa de Acolhimento Residencial da Fundação CEBI e por lá pretende ficar. “O voluntariado é algo que me acrescenta”, diz. Durante a sua apresentação contou com a presença da sua professora e tutora Rita Zilhão, membro da comissão de acompanhamento desta unidade curricular, e de Tânia Pires Fernandes, educadora de infância naquela Casa desde 2012.

“Fiquei muito impressionada. Vi a Carolina perfeitamente integrada, com muito jeito para lidar com as crianças. Fico muito contente que continue”, diz Rita Zilhão. Na sua opinião, “esta unidade curricular reside na ajuda social e revela um papel muito importante na organização e aproveitamento do tempo dos alunos, no gerar de interrogações que os ajudam a conhecer-se melhor e a tomar decisões mais maduras". Para Tânia Pires Fernandes, a aluna da Faculdade foi e é uma mais-valia na Casa de Acolhimento. “Acho incrível, gratificante e muito importante este tipo de ajuda. Estas crianças precisam”, conclui.

O plano de trabalho de Carolina Oliveira, no âmbito desta disciplina, incluiu o apoio ao estudo e outras atividades como ajudar na hora do jantar, acompanhar chamadas telefónicas ou simplesmente brincar. “O que mais me fica desta experiência é a alegria de estar com estas crianças”, partilha Carolina Oliveira. A jovem, no futuro, pretende ser professora.

Sensibilizar os estudantes para as temáticas da solidariedade, tolerância, compromisso, justiça e responsabilidade social e proporcionar-lhes oportunidades para o desenvolvimento de competências transversais são alguns dos objetivos do Voluntariado Curricular.

Para Cristina Catita, professora e coordenadora da comissão de acompanhamento desta unidade curricular, esta é uma importante iniciativa da Faculdade, que consiste num complemento da formação científica e técnica dos estudantes, proporcionando-lhes oportunidades para o desenvolvimento de competências transversais, em particular nas vertentes social e pessoal, onde a empatia, a capacidade de trabalho em equipa e certamente a humildade são requisitos essenciais na formação ética e social de qualquer ser humano.

Esta disciplina do grupo opcional de Formação Cultural, Social e Ética (FCSE) existe na Faculdade desde o ano letivo de 2016/2017.

sala de aula e aluna
Carolina Oliveira é estudante do 2.º ano de Biologia e já tinha feito voluntariado anteriormente. No âmbito desta disciplina esteve na Casa de Acolhimento Residencial da Fundação CEBI e por lá pretende ficar
Fonte GICD DCI Ciências ULisboa

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI CIências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt